English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


segunda-feira, 26 de março de 2012

HOMENAGEM A FREI CAMILO MACCISE, CARMELITA


Frei Camilo, quiséramos dirigir-te palavras que expressem a grandiosidade de tua vida, mas não existem palavras para dizê-lo, assim como nossas palavras não conseguem expressar o que sentimos, o que experimentamos até mesmo em relação a Deus e a seu Filho Jesus.

Recordamos-te tão simples, sereno, alegre, humano, pobre e humilde. Tudo isto fez de tua vida uma vida “elegante” diante dos olhos de Deus e dos nossos. Com simplicidade começaste a caminhada nesta Ordem tão amada, Ordem de Maria, Teresa e João. Identificavas-te com o povo da nossa Grande Pátria, a América indo-afro-latina, e assim sonhaste e lutaste pelos povos de nossa Terra para que fôssemos povos libertos, fraternos, humanos, do jeito de Jesus de Nazaré. Sonhaste alto e encontraste o caminho para tua grandeza de alma na sempre mãe e escola dos santos e santas: a Palavra de Deus.

Os irmãos carmelitas e a Vida Religiosa em geral reconhecendo teu talante e teu talento, pediram-te que humildemente te fizesses servidor, assim como o pede a Regra do Carmo= ser prior é ser o primeiro a servir. Serviste de modo singelo, corajoso, desbravador de novos caminhos aos quais o Espírito Santo suscitava na Ordem e na Igreja. Foste um homem de mente aberta, discernidor da realidade, soubeste ler e interpretar os sinais dos tempos e dos lugares, e dizer a estas realidades uma palavra fiel e criativa, assim como o Evangelho de Jesus o requer para cada época da História.

Eras um homem que descortinaste o Invisível, homem de espírito e coração abertos, não te cansaste de buscar o NOVO de Deus. Mas este teu jeito de ser incomodava a muitos que não queriam reconhecer e que se opunham a caminhar com a história e se comprometer com o NOVO que o Espírito Santo dizia e diz à Igreja e as nossas comunidades teresianas. Deus, porém tinha te preparado para responder a tudo de maneira correta, lúcida, discernida e com muito humor.

Frei Camilo, permanecerás vivo na história do Carmelo. Sentimos que tua vida será reconhecida pela Igreja como luz para todos os que crêem e querem ser fiéis ao hoje da História. Pedimos que intercedas por nós junto a Deus que tenhamos como tu a coragem de ser profetas, pois esta é a nossa origem. Agradecemos-te todo teu empenho pelo bem do Carmelo, que em teu generalato viste com pesar se dividir. Sabemos que isto te trouxe sofrimento, mas agora junto de Deus te pedimos um Carmelo unido.



Nenhum comentário: