English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


S. Teresa

Partilhamos nesta página, com nossos amigos leitores, reflexões de Fr. Ivo Bortoluz sobre Santa Teresa de Jesus, a fundadora do Carmelo Descalço.
Para ver todas as mensagens você pode abrir o blog da Paróquia do Santíssimo Sacramento e Santa Teresinha e clicar na página Mensagem da Semana - Frei Ivo Bortoluz, no endereço abaixo

http://santissimoesantateresinha.blogspot.com/







UMA MULHER MARIANA

         Teresa de Jesus nos narra uma visão que ela teve sobre Nossa Senhora. Diz Teresa que  viu Maria bem jovem. Uma Nossa Senhora linda, atraente e cativante. Na verdade, segundo Teresa, esta visão que ela teve de Maria, foi algo que a deixou imensamente feliz. Esta visão foi algo que a deixou em paz e serena, pois este jeito de ser de Maria, era quem sabe, o jeito com que Teresa sempre vira Nossa Senhora. (Conferir Vida 33,14-150
         Teresa de Jesus é uma mulher mariana. Por que?
         Porque nós temos muitos modos de demonstrar nosso amor para com Maria: podemos amar a Maria cantando, rezando, fazendo novenas, romarias, procissões, etc...
         Porém, o jeito mais bonito de demonstrar que amamos a Maria, é o de tentar viver do jeito que Maria viveu. Quanto mais a gente se tornar parecida com Maria, nas nossas atitudes de ser e de agir, tanto mais estaremos amando a esta Mãe que Jesus nos presenteou no alto do calvário.
         Teresa de Jesus foi uma mulher que a todos contagiava com sua alegria.
         Não foi Maria, a mulher da alegria, quando entoa o hino do Magnificat?
         Teresa de Jesus foi uma mulher que sabia lutar pela verdade.
         Não foi Maria, a mulher da verdade, quando proclama que Deus exalta os pequeninos e derruba os poderosos?
         Teresa de Jesus, foi uma mulher que sabia acolher a todos do mesmo modo.
         Não foi Maria, a mulher que acolheu os apóstolos, mesmo que, por covardia, eles tivessem abandonado seu Filho, na hora em que Ele mais precisava?
         Teresa de Jesus, foi uma mulher que amava a Eucaristia.
         Não foi Maria, o primeiro Sacrário vivo da Eucaristia, como disse João Paulo II?
         Teresa de Jesus, foi uma mulher que compreendia, rezava e perdoava a quem se encontrava no erro.
         Não foi Maria, a mulher que soube compreender e perdoar, aqueles que tanto a fizeram sofrer por causa de seu Filho Jesus?
         Teresa foi uma mulher que amava estar a sós, com quem ela sabia, lhe amava.
         Não foi Maria, a mulher contemplativa que escutava e contemplava a Deus em todo seu viver?
         Teresa foi uma mulher que nunca desanimou, por piores que fossem os momentos pelos quais teve que passar.
         Não foi Maria, a mulher forte e corajosa, permanecendo de pé no alto do calvário?
         Teresa de Jesus, em todo seu jeito de ser e de agir, demonstrou o quanto amava Maria e o quanto, do jeito de Maria, ela também se colocou a serviço de Jesus.
         Teresa de Jesus, assim como Maria nas Bodas de Caná, hoje continua nos dizendo: “Façam tudo o que Ele vos mandar”.
         Teresa de Jesus, mulher mariana, nos faz um convite e, com seu jeito mariano,  nos diz: “Olhemos  para Maria, e com a ajuda desta Mãe, sejamos amigos fortes de Deus”.
    Com um abraço amigo do 

Frei Ivo Bortoluz



UMA MULHER PERSEVERANTE.



Teresa de Jesus, falando a suas filhas do Carmelo, assim diz: “Uma prova de que Deus esteja conosco, não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda”.
Teresa é uma mulher perseverante. E, por ser perseverante, é uma mulher humilde e realista. É uma mulher que tem consciência de sua pobreza, de sua pequenez, mas, ao mesmo tempo, sabe se abandonar em Deus. É Ele que a conduzirá pelos caminhos que Ele quiser.
É por esta razão que Teresa falando para suas filhas do Carmelo, mostra quem é Deus na vida de cada uma delas, dizendo: “Vós, Senhor, dais a mão; ninguém se perde por alguma queda e, nem mesmo por muitas, se souber ter amor a Vós e não às coisas do mundo”.
Teresa é uma mulher que persevera, mesmo tendo consciência das inúmeras quedas que fazem parte de sua caminhada, de sua vida.
Teresa é uma mulher que persevera, pois ela sabe qual é o objetivo de seu amor e tem consciência de onde quer chegar com este amor.
Teresa é uma mulher que persevera, pois ela tem consciência de que deve fazer tudo o que está ao seu alcance mas, ao mesmo tempo, tem bem presente que, quem a tudo conduz é o Senhor e que, se ela amar a este Senhor, então estará no caminho certo, mesmo caindo e falhando.
Na verdade, Teresa nos mostra aquilo que Jesus nos diz no evangelho: “Aquele que perseverar até o fim, este é que será salvo”.
Deus não olha as vitórias que nós alcançamos.
Deus olha, sim, o esforço que fazemos para sermos fiéis.
É como muito bem nos diz o saudoso Dom Helder Câmara: “Na vida você pode cair mil vezes, mas se você levantar mil e uma, você estará salvo”.
Deus não olha as vezes que caímos.
Deus olha as vezes que levantamos e seguimos adiante na nossa caminhada.
Na vida, nunca podemos nos acostumar e acomodar com as quedas e pecados. Mas, também, na vida, não podemos desanimar por causa destas quedas e pecados.
Na hora em que caímos, que falhamos, que pecamos, precisamos sim, ter a humildade de olhar para Deus e, como Pedro, dizer: “Senhor, Tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo”.
Teresa de Jesus, esta mulher perseverante, que nunca parou, que nunca desanimou, por maiores que fossem as dificuldades e sofrimentos, nos convida e nos diz: “Se o Senhor vos der a mão, não fiqueis com medo de vossas quedas, pois se amardes a este Senhor acima de tudo, então sim, perseverareis e sentireis a alegria de serdes amigos fortes de Deus”.
Com um abraço do amigo

Frei Ivo Bortoluz.




UMA MULHER ATUAL!


Jesus Cristo ao convidar os apóstolos para segui-Lo usa um verbo que indica movimento: “VINDE”! Após três anos de catequese, ao despedir-se deles, usa outro verbo que também indica movimento: “IDE”!
A Igreja de Jesus não é estática, parada, inerte, peça de um museu para ser contemplada e admirada.
A Igreja de Jesus é dinâmica, sempre em movimento, buscando transmitir uma mensagem atual que venha responder às esperanças e alegrias; às angústias e sofrimentos do homem de nossos tempos.
Por ser dinâmica e atual, a Igreja precisa dar respostas novas para perguntas e questionamentos antigos e não pode parar dando respostas antigas para perguntas e questionamentos atuais.
Santa Teresa de Jesus ou Teresa d’Ávila, no seu livro Caminho de Perfeição, no capítulo primeiro, número cinco, assim nos diz: “O mundo está sendo tomado pelo fogo; querem voltar a condenar Cristo, pois se levantam mil testemunhos falsos, pretendendo derrubar a Sua Igreja. Vamos perder o tempo em súplicas que, se fossem ouvidas por Deus, talvez levassem a se perder mais uma alma de ir para o céu? Não, minhas irmãs; não é hora de tratar com Deus de coisas sem importância”. (C. 1,5)
Impressiona ver esta mulher, do século XVI, pedir às suas irmãs do Carmelo, algo que todos nós devemos escutar. Impressiona ver a atualidade desta mulher, para aqueles tempos e para os dias de hoje, no sentido de querer que suas Filhas do Carmelo fossem mulheres eclesiais, sendo sinais e respostas para os problemas que se enfrentava naqueles momentos. Impressiona ver esta mulher, pedindo para suas Filhas do Carmelo, não perderem tempo e não ficarem “importunando” a Deus com coisas sem importância. Impressiona constatar que esta mulher, que tem uma intimidade maravilhosa e profunda com Deus, ‘nunca esconde a cabeça no céu’, mas faz desta intimidade com Deus, um compromisso com a realidade da sua Igreja, da Igreja do seu tempo e do mundo em que vive.
Guardadas as devidas proporções e diferenças, quem sabe estejamos vivendo tempos parecidos com os de Teresa de Jesus. Tempos de buscas, de questionamentos, de inseguranças, de aflições. Tempos que nos perguntamos: - será que é por aqui mesmo que devemos seguir e caminhar? Tempos nos quais também corremos o risco de não sermos entendidos e até feridos por tentarmos buscar novos caminhos dentro de uma fidelidade ao único Caminho: Jesus Cristo?
Porém, no meio de tudo isso, surge uma grande e grave tentação. Tentação de buscarmos segurança num passado que se foi e que nada mais responde para os dias atuais. E gastamos nossas energias e nossas forças tentando tirar do fundo do mar o “Titanic” que afundou e que não tem mais serventia para os dias de hoje. Gastamos nossas forças e energias “tratando com Deus de coisas sem importância”, enquanto o essencial é deixado de lado.
Fidelidade é algo maravilhoso. Porém, a fidelidade só é verdadeira, quando ela produz fecundidade. Uma fidelidade estéril, pode ser motivo de orgulho para quem a prática, mas não nos leva ao compromisso evangélico de sermos promotores de mais vida para todos.
Teresa de Jesus, esta mulher maravilhosamente atual, continua nos dizendo: “Não, minhas irmãs, não é hora de tratar com Deus de coisas sem importância”.
Ser atual, não é esquecer o passado, mas também, não é querer ressuscitar um passado que já se foi.
Ser atual é, dentro da fidelidade-criativa de Teresa, nos perguntamos: “De que jeito não perdermos tempo com bobagens, na busca de dar vida a coisas mortas, mas, vivendo de tal forma o compromisso evangélico para que possamos transmitir a “alegria de sermos amigos fortes de Deus”!

Com um abraço amigo do

Frei Ivo Bortoluz.



UMA MULHER ELEGANTE!


Há poucos dias, após uma missa que eu tinha presidido, uma senhora me dizia: “Frei, o senhor falou sobre Santa Teresa de um jeito tão bonito que eu fiquei imaginando como esta mulher deve ter sido elegante”!

Fantástica a conclusão desta senhora!

Teresa de Jesus ou Teresa de Ávila, além da beleza física que possuía, tinha a beleza da elegância.

O seu jeito de ser e de se apresentar, sempre foi um jeito que a todos cativava sobretudo pela sua elegância.

As atitudes de Teresa, fossem elas ternas ou vigorosas, sempre transmitiam um jeito bonito e elegante de ser.

A sua postura em momentos decisivos, sempre era forte e corajosa, mas sempre determinada por uma elegância que não impunha, mas que convencia.

O seu relacionamentos com suas filhas do Carmelo, era maternal e no seu jeito elegante de ser mãe, ela se fazia amada e sendo amada, ela era sempre obedecida.

A alegria que Teresa transpirava em todos os poros de seu corpo, igualmente era uma alegria marcada pela elegância de alguém que não confundia alegria com vulgaridade.

O jeito de Teresa se comunicar com Deus era sincero, aberto, sereno e sempre marcado pela elegante liberdade que sentia ao comunicar-se com seu Amado, como se estivesse falando com um amigo.

O lazer que Teresa cultivava com as irmãs do Carmelo, tinha um jeito maravilhoso, onde até mesmo dançando com as “castanholas”, ela transmitia a elegância de algo que explodia do seu interior.

O sorriso que Teresa possuía e transmitia, era encantador, atraente e, ao mesmo tempo, infundia uma elegante respeitabilidade de alguém que sabia porque sorria.

O sofrimentos pelos quais Teresa passou, sempre os enfrentou com audácia e coragem, sempre com a elegância de alguém que sabia e entendia o porque daqueles sofrimentos.

Os “inimigos” que ela teve que enfrentar ao fundar o Carmelo Descalço, ela os enfrenta sempre com a elegância da verdade e nunca com má educação ou grosserias.

Até mesmo para dizer a alguém o quanto ela amava esta pessoa, ela o fazia de uma forma tão bonita e elegante que a pessoa se sentia comprometida em viver de um jeito diferente.

Teresa de Jesus, uma mulher elegante do século XVI, que muito tem a dizer sobre este aspecto ao mundo de hoje.

No meio de tanta vulgaridade, de tanta estupidez, de tantas grosserias, de tanta baixaria, de tanta superficialidade, de tantos enfeites, no meio de tudo isso, quem sabe, olhando para Teresa de Jesus, a gente tenha que redescobrir este jeito elegante de viver, para sermos verdadeiramente “AMIGOS FORTES DE DEUS”!

Com um abraço amigo do

Frei Ivo Bortoluz.



UMA MULHER AMADA



De um modo muito simples, prático e profundo, Teresa de Jesus nos fala sobre a pessoa de Jesus amarrada na coluna. Ela nos convida a pensarmos e refletirmos sobre os sofrimentos que ali, ele teve e com que amor os suportou. E no Livro da Vida 13,22, Teresa de Jesus nos deixa esta frase lapidar: “Olha que Ele te olha!”

Por detrás desta frase, se encontra uma vida, que revela sentir-se amada. Por detrás desta frase, encontramos alguém, que sente certeza de que, por ser amada, sempre deve perceber que está sendo olhada pelo Amor do Amado.

Hoje, Teresa de Jesus, repete este alerta tão importante: “Olha que Ele te olha!”

Quando você se sente cansado, desanimado e sem vontade de seguir adiante, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta a força e a graça que Ele transmite para que você não pare no meio da caminhada.

Quando você se sente decepcionado, por algo que você nunca esperava de alguém, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta uma presença de ternura que ajudará você a não parar na decepção, mas a continuar na caminhada, mesmo que esta dor da decepção machuque tanto o seu interior.

Quando você se sente revoltado e indignado, diante da violência que trucida com tantas vidas, de uma forma selvagem e desumana, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta que Ele transmite a você a força de alguém que sofreu todo tipo de violência, mas que venceu esta violência com a força da vida e do amor.

Quando você sente vontade de agredir do jeito que se sente agredido, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta que Ele está dizendo a você que “a vida esmagada, é imensamente mais forte, do que a força que esmaga”.

Quando você sente o peso da solidão ferir o seu coração, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta que Ele lhe diz: assim como eu passei por esta experiência no jardim das oliveiras, aceite passar por este momento e entregue-se, pois é no abandono e na entrega que se encontra sentido para aquilo que, humanamente falando, parece não ter sentido.

Quando você se sentir sozinho, sem ninguém ao seu lado, sem ninguém partilhando da sua vida, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta que Ele te diz que jamais irá decepcionar a você e que nunca o abandonará.

Quando você se perguntar se vale a pena cultivar uma amizade sincera, leal e transparente, “olha que Ele te olha” e, neste olhar, sinta que Ele está lhe dizendo: Eu não te chamo de empregado. Eu te chamo de amigo. Coragem. Não tenho medo. Sou eu!

Em todos estes olhares, sinta o quanto você é uma pessoa querida e amada por Jesus. E nesta certeza, continue a sua caminhada, pois na medida que você deixar que Ele te olhe, nesta mesma medida você vai sentindo a imensa alegria de ser uma pessoa amiga forte de Deus.

Com um abraço amigo do

Frei Ivo Bortoluz.

UMA MULHER DETERMINADA.



Certa vez eu conversava com um jovem casal de noivos que, em breve, iriam casar. No meio da conversa, perguntei: “Então, tudo certo para dar este “Sim” para sempre”? Pra minha surpresa, o jovem me olhou e falou: “Olhe, Frei, a gente vai tentar. Se der certo, ótimo. Se não der certo, a gente parte prá outra e pronto”!
Fiquei como que “abobado” com a resposta deste jovem e, ao mesmo tempo, entristecido por ver a falta de determinação, de convicção, de decisão, de maturidade naquele jovem casal.
Olhando para eles, me recordei de Teresa de Jesus que, falando sobre oração, assim diz: “Aos que querem seguir Jesus até o fim, até chegar a beber desta água da vida, quero dizer como se deve agir. Importa muito e acima de tudo que se tenha determinação. E que, se prossiga com perseverança, até chegar a esta fonte da água viva. Venha o que vier; aconteça o que acontecer; custe o que custar; murmure quem quiser murmurar... quer você chegue ao fim do caminho ou, morra no meio dele; quer você se sinta animado ou lhe falte coragem para enfrentar os sofrimentos que encontrar neste caminho. Ainda que o mundo venha a baixo, precisamos prosseguir”. (C.21,2)
Teresa de Jesus não admitia a mediocridade em nada.
Teresa de Jesus era mulher humana, sensível, espontânea, espiritual, mas sobretudo, era mulher sempre determinada. Nunca deixava as coisas “pelo meio”. Podiam vir sofrimentos e contrariedades, mas ela sempre permanecia firme e determinada na busca do que ela sonhara e projetara conquistar e construir.
Hoje, vivemos um momento da história em que se constata tanta indefinição naquilo que se quer ou, se sonha querer. Parece até que a maturidade, em relação a uma definição, está acontecendo bastante mais tarde do que antes. Quem sabe, seja isso também, um dos sinais dos nossos tempos.
Porém, é bom que a gente se questione, se pergunte: “Será que não está faltando em nós, uma firme e clara determinação”?
Quando se desiste de uma caminhada, apenas porque não concordo com isso ou com aquilo, será que não está faltando clareza e determinação naquilo que eu digo ser o sonho, que deve gerar o meu projeto de vida?
Quando se abandona uma idéia, um sonho sonhado durante tantos anos, será que a decepção tem razão de me fazer agir deste jeito ou foi a falta de determinação que me fez agir assim?
Quando se começa a viver do “jeito que todo mundo vive”, será por falta de determinação que nos leva cair na mediocridade do mais fácil e do que custa menos?
A mediocridade é terrível. Ela faz com que a gente se “nivele por baixo” e, o que é pior de tudo, a mediocridade faz com que a gente perca o entusiasmo e a vibração pelo viver e por aquilo que realizamos dentro do nosso viver.
A mediocridade faz com que eu vá me arrastando na vida e não sentindo aquele algo a mais que me impulsione a lutar por uma vida nova e diferente.
A mediocridade faz com que eu deixe de ser um “sinal”, uma “luz”, junto dos outros.
A mediocridade faz com que eu deixe de ser “sal” e com isto, acabo me tornando uma pessoa “insossa”, sem sabor e que não dá sabor a nenhuma vida que de mim se aproxima.
Teresa de Jesus é, para os dias de hoje, um exemplo de mulher determinada que, quando sonhava com algo, nunca largava este sonho no meio do caminho. Ela foi determinada nas coisas humanas e, também, no seu relacionamento com Deus. Ela foi uma mulher determinada que nunca se deixou dominar pelas dificuldades e pelos obstáculos, mas sabia, com sua determinação, fazer de cada obstáculo, um trampolim para poder saltar ainda mais alto no sonho que nela existia e na concretização de seu projeto de vida.
Que Teresa de Jesus nos ajude a sairmos da mediocridade, para vivermos com mais determinação, com mais convicção e com mais entusiasmo. Que Teresa de Jesus nos ajude a sairmos da frieza que não nos deixa vibrar com aquilo que fazemos, para abraçarmos a vida com alegria e com mais vibração.
Que Teresa de Jesus nos ajude para que tenhamos determinação em sermos “Amigos Fortes de Deus”!

Com um abraço do amigo

Frei Ivo Bortoluz.







Um comentário:

ALOYSIO disse...

Estimado Frei Ivo,
E o que o Sr. diria hoje a um jovem casal tao pouco determinado a perseverar na dificil caminhada conjugal?
Paz e Bem,
Aloysio