English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 5 de dezembro de 2015

VIVENDO A ESPERA


Image result for anunciação de mariaA liturgia do advento desenvolveu na Igreja uma autêntica espiritualidade litúrgica, centrada na vinda do Senhor e na sua espera. Vinda do Senhor na carne; vinda, advento, do Senhor no final dos tempos, constante presença do Senhor em sua Igreja e no coração dos fiéis que o acolhem com amor.
As palavras chaves do advento são espera, esperança, atenção e vigilância, acolhida e partilha. Velar esperando o Cristo é um sentimento que se assemelha à espera de um amigo.
Image result for anunciação de mariaCardeal Newmann chegou afirmar: “E necessário estudar bem o sentido da palavra velar... Não só precisamos crer, temos que vigiar; não só temos que amar, mas temos que velar e vigiar; não só é necessário obedecer, mas é preciso estar alerta. Por que precisamos velar e vigiar? Para acolher este grande acontecimento: a chegada de Cristo... Vela e vigia com Cristo quem não perde de vista o passado mas contudo continua olhando o futuro e completa o que o Salvador lhe mereceu e não esquece o que Ele sofreu”.

Image result for anunciação de mariaA espera é uma das características do cristão. O advento sempre renova a espera. A Igreja é a comunidade da esperança. O advento a coloca a caminho intensifica a espera e dinamiza a esperança.
A atitude da espera caracteriza a Igreja e o cristão porque o Deus da revelação é o Deus da promessa que em Cristo manifestou toda a sua fidelidade ao homem (cf. 2Cor 1,20). Durante o advento a Igreja não repete a parte dos judeus que esperavam o Messias prometido, mas vive a espera de Israel em níveis de realidade e manifestação definitiva desta realidade, que é Cristo. Agora vemos como que num espelho, mas virá o dia em que veremos face a face’( 1 Cor 3,12). A Igreja vive esta espera na vigilância e na alegria. Por isso, reza: Maranatha: Vem, Senhor Jesus”(Ap 22,17-20).

Nenhum comentário: