English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 27 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA


A FAMILIA NAO E MAIS AQUELA

Não adianta se iludir: a família cristã não é mais aquela. E,talvez nunca mais ela volte a ser a mesma de outrora. A semelhança da liturgia e da catequese, a família também percorre o caminho da renovação, em busca de um novo modo de ser.
Firmes precisam permanecer os valores fundamentais, como o amor, a fidelidade, a indissolubilidade —enquanto outros serão fatalmente substituídos. De maneira que a obediência dos filhos passará a ser “colaboração’ A autoridade paterna cederá o lugar ao “serviço”. Os filhos deixarão de ser propriedade da família, para se tornarem membros da comunidade.
Image result for sagrada familia de nazaré
A profissão dos filhos não será imposta pelos pais, de acordo com seus pontos de vista ou suas ambições. Os filhos é que vão optar, de acordo com suas aspirações.
A formação e a orientação dos filhos já não ocorrerão à base de sermões, preceitos e imposições, e sim de exemplos e de testemunho. Nos casos em que o testemunho de vida vier a  faltar, os pais perderão toda credibilidade e os filhos acabarão tomando rumos traiçoeiros.
Image result for familias unidasOs limites e os confins da nova família não serão constituídos pelas paredes domésticas; serão ampliados, segundo as aspirações exigidas pela solidariedade humana — que faz ver em cada pessoa um membro da grande família de Deus.
A coragem para se renovar e assim sobreviver, a família vai encontrá-la no exemplo da Família de Nazaré, Maria jamais considerou seu Filho como propriedade exclusiva — e nunca interferiu na perigosa missão que ele livremente assumiu. Ainda que, por causa disso, ela acabasse com o coração traspassado por uma espada de dor, ao encontrá-lo lá onde mãe nenhuma gostaria de encontrar seu filho: suspenso numa cruz.
Image result for sagrada familia de nazaréMas a vida cristã, do serviço e do amor, também é uma cruz. E nós vamos abraçá-la, assim como Jesus, Maria e José.

Pe. Virgílio, ssp

Nenhum comentário: