English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 12 de dezembro de 2015

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


Nossa Senhora de Guadalupe: o rosto moreno de Maria — Em 12 de dezembro de 1531, Maria estabeleceu contato com o povo da América Latina. No local onde hoje se ergue a suntuosa basílica, no Tepeiac, a Senhora revelou-se ao índio Juan Diego.
“Eu sou a Virgem Maria, mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive! Desejo que aqui seja construído um templo para nele eu demonstrar e dar todo o meu amor e compaixão, auxílio e proteção, pois sou vossa mãe amorosa.”
Como em outras aparições, para exprimir seu carinho e apreço pelos humildes, marginalizados e pequenos, Maria revelou-se a um pobre índio. Como já o fizera em outros lugares, em Guadalupe a mãe do Senhor valeu-se de uma pessoa socialmente obscura para comunicar sua mensagem, tornando-a porta-voz de suas palavras a todos, inclusive ao bispo local.
O bispo não acreditou nas palavras do índio Juan Diego e pediu provas mais concretas. A mãe do céu pediu a Diego que voltasse no dia seguinte, quando lhe daria a prova suficiente e necessária para afastar a dúvida do bispo.

Ao voltar à sua casa, o índio encontra seu pai de criação passando mal, e sai na busca de um padre para ministrar- lhe a “unção dos enfermos”. Preocupado com o doente, vai o índio em direção à casa paroquial, em rumo bem diverso daquele onde deveria encontrar-se com a Virgem. Nisso ouve uma voz: “Onde vai?” Era Maria que lhe falava. Com voz doce, disse-lhe que não se preocupasse com a enfermidade do pai idoso, porque ele já estava curado. Depois de tranqüilizá-lo, a Senhora Morena ordenou-lhe que fosse a um determinado local e, lá, colhesse uma porção de rosas, que deveriam ser entregues ao bispo. Após uma longa caminhada, Diego depositou as rosas perante o epíscopo que teve um choque. Primeiro, porque era inverno, e não era tempo de rosas; depois, porque as rosas colhidas no dia anterior estavam orvalhadas e perfumadas; e, o mais revelador: na parte interna do manto do índio, onde foram transportadas as rosas, estava impressa a imagem da Virgem, numa composição sobrenatural, que ora parece óleo em outros momentos, aquarela. O retrato de Maria de Guadalupe (Tequathanouph, na língua indígena) foi enquadrado na classe das imagens aquiropitas, isto é, não pintadas por mãos humanas, mas elaboradas sobrenaturalmente.
Enquanto peregrinamos no mundo, Maria será a nossa mãe e educadora na fé. Sem Maria em nosso meio, desencarna-se o Evangelho, desfigura-se a mensagem e transforma-se em ideologia, em raciocínio meramente espiritualista. O05
A Senhora de Guadalupe, La Morenita como a chamam os mexicanos, traz vigor e ternura a todo o povo da América Latina. Na pele morena, olhos amendoados, traços de índia, vestimenta simples e característica, Maria mostrou-se, pela primeira vez, em nosso continente. Com feições índias e traços morenos, cujo rosto o povo americano pode ver, pela primeira vez: o rosto de Maria. Maria é presença sacramental (sinal) dos traços maternais de Deus. Ao vê-la, ao contemplar seu rosto, ao desfrutarmos dos benefícios da filiação, sentimos Deus em nós, podendo dizer:
Deus andou por aqui... Maria representa para o povo latino- americano, desde a aparição de Guadalupe até nossos dias, quase cinco séculos depois, uma realidade profundamente humana e santa, que desperta nos crentes as preces da ternura, da dor e da esperança.’
No México, terra da mãe-morena de Guadalupe, em 1979, assim se pronunciaram nossos bispos: “Esta é a hora de Maria, isto é, o tempo do novo Pentecostes a que ela preside com sua oração, enquanto, sob o influxo do Espírito Santo, a Igreja inicia um novo caminho em seu peregrinar.”Roguemos a Maria que nos acompanhe nessa peregrinação.

 

 

Nenhum comentário: