English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DE SÃO JOÃO DA CRUZ


Image result for são joão da cruzHoje o Carmelo e a Igreja celebra São João da Cruz. Partilhamos um pouco de sua vida e mensagem.
São  João da Cruz é o teólogo que não envelhece. É sempre novo e atual. Os homens de ontem, de hoje e de amanhã contemplam este carmelita descalço. Amigo de Santa Teresa d’Avila como de alguém que tem possibilidade de dizer uma palavra definitiva que resolve o drama da angústia existencial em que nos encontramos envolvidos.
João da Cruz não é um teórico dos caminhos da espiritualidade, mas alguém que, tendo se decidido a procurar Deus e a entrar em comunhão com ele, põe-se a caminho e canta, com alegria, esta difícil aventura da fé:
“Em uma noite escura,
De amor em vivas ânsias, inflamada.
Ohl ditosa ventura!
Saí sem ser notada,
Já em minha casa estando, sossegada”.
 
Image result for são joão da cruzSão João Evangelista nos diz que Deus é amor, luz e vida. Somente comunicando com ele e deixando-nos amar por ele, sentimos uma profunda transformação interior. Cabe ao homem entrar na dinâmica de Deus. Ser alguém que, sedento de paz e alegria, procura a “fonte cristalina” onde vai encontrando a água viva.
Para João da Cruz, Deus é noite, que somente se dá a conhecer para quem corajosamente se aventura nesta busca. Jamais poderemos descobrir plenamente o mistério do Infinito. Sempre faltará algo.
Deus é mistério e permanece tal. Aqui na terra, na espera de contemplá-lo face a face, somente o vemos como refletido num espelho. A consciência da nossa limitação nos faz sofrer e gemer. Corremos atrás do Amado.
João da Cruz é um místico inquieto. Não se contenta de pequenas descobertas ou de encontro sentimental com o Infinito. Quer que nessa busca sejamos guiados pela “fé pura”, que não admite espaço para estéril devocionismo. Daí a sua inata aversão e desconfiança frente a toda manifestação do sobrenatural. Caminha na fé sem nenhum outro apoio que a fé animada pela esperança e fortalecida pelo amor.
 
Image result for são joão da cruz
A trajetória da vida de João da Cruz é simples. Somente 49 anos marcados pelo sofrimento e pelas incompreensões; por grande inimizade dos que não conseguiram entender o seu radicalismo profético de amor para o Reino e ao mesmo tempo marcado pela grande amizade com Santa Teresa d’Avila, que lhe permite levar a frente o seu projeto de amor e doação.
Um profeta solitário que percorre a Espanha de seu tempo, levando sua mensagem de vida e esperança. Prefere ver-se abandonado e marginalizado a compactuar com o estilo de vida que não lhe parece conforme ao ideal e ao carisma carmelitano.
Image result for são joão da cruzA infância de João da Cruz é de uma criança órfã de pai que se vê obrigada a assumir o caminho do pobre migrante para sobreviver. Abandona a tranquilidade de Fontiveros e se mergulha na caótica confusão de Medina Del Campos, onde para sobreviver enfrenta os mais varia- dos serviços de biscate: costureiro, entalhador, pintor, enfermeiro. Longe da família, pensa na mãe e nos irmãos que raramente vê.
Possui forte personalidade que lhe permite lutar para vencer e sair da pobreza. E um lutador! Trabalha de dia e estuda de noite. Um estilo de vida semelhante a tantos jovens de hoje que, impedidos de “ser” pelas estruturas injustas, não se entregam ao desânimo: procura vencer, alcançando o ideal de uma vida mais justa.
Dentro da vida religiosa carmelitana, João da Cruz não encontrará um ambiente que lhe favorece o crescimento de suas qualidades e a realização de seus anseios. Não aceita um estilo de vida “medíocre e vazio”; parte para uma nova forma de vida marcada pela austeridade. Será um nômade que vai revelando o seu amor pelo reino como fermento que questiona uma sociedade e uma Igreja não comprometida.
 
A dura experiência de isolamento no convento de Toledo será para ele fonte de amadurecimento e de plenitude humano-espiritual. E nessa situação de extrema solidão e incompreensão que brotam do seu coração os versos da mais alta poesia:
“Onde é que te escondeste,
Amado, e me deixaste com gemido?
Como o cervo fugiste,
Havendo-me ferido;
Saí, por ti clamando, e eras já ido”.
Image result for são joão da cruzJoão da Cruz sabe por experiência que para chegar à posse de tudo é preciso despojar-se de tudo o que não é Deus. E um profeta que soube enfrentar corajosamente o desconhecido, por amor ao Cristo.
Poucas horas antes da morte, na noite de 13 de dezembro de 1591, na pequena cela do convento de Ubeda, João da Cruz mandou parar as orações litúrgicas da agonia e pediu que lhe fosse lido o livro que ao longo de sua vida mais amou: O Cântico dos Cânticos. Diante da ternura das palavras desse livro de amor exclamou: “Que pérolas preciosas!”
Durante toda a sua vida, este contemplativo, sedento do infinito, não fez outra coisa senão: viver o amor, cantar o amor e ensinar o amor. O ferido de amor não se cura a não ser com o amor. A mensagem de Frei João da Cruz é uma só:
Onde não há amor, colocai o amor e colhereis o amor
O amor para João da Cruz não é palavra vazia; é palavra que se faz carne, vida, gestos.

Image result for são joão da cruzE preciso reaprender a amar com todo o nosso ser, com os sentimentos, com o corpo. Um afeto demasiadamente espiritualizado é inexistente. Jesus veio nos ensinar a traduzir o amor em obras: dar comida a quem tem fome, a vestir os despidos, visitar os que sofrem,  acolher os desabrigados.
João da Cruz é o teólogo que possui o dinamismo da verdadeira teologia da libertação: oferece ao homem meios para vencer o egoísmo e encontrar-se com o Senhor da História.
A América Latina vive a sua Noite Escura, sofrida, fruto de exploração e ganância. E preciso acordar o homem que à luta prefere ficar adormecido na alienação da colonização que surda e sutilmente continua a sua marcha esmagadora. Somente o contemplativo por natureza inquieto vai desinstalar-nos dos nossos comodismos.
São João da Cruz vem nos dizer: não há experiência de Jesus onde há exploração do homem. Essa experiência acontece somente através da Justiça e do Amor.
Frei Patrício Sciadini
“Se a alma procura a Deus, muito mais o seu Amado a procura.”
São João da Cruz
Image result for são joão da cruz
 
 
Image result for são joão da cruz
 
Image result for são joão da cruz
 

Nenhum comentário: