English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Hoje celebramos a solenidade de Nossa Senhora Maria a Mãe Imaculada. partilhamos um pouco desta festa na igreja do livro "Quem és Tu Maria" de Jean-Claude Michel.
A Imaculada Conceição de Maria é com certeza o maior mistério concernente à filha de Sião, à filha de Jerusalém, tal qual é descrita nas profecias do Antigo Testamento.
Esse deveria ser o primeiro mistério a ser abordado quando se evoca Maria. Ora, ele só foi notado tardiamente, e não sem sofrimento e dificuldade, a tal ponto de a Igreja não definir o dogma — que, aliás, há muito se encontra na consciência cristã — senão recentemente, em 8 de dezembro de 1854, após 19 séculos de história da Igreja e de experiências espirituais. Essa “lentidão” mostra tão simplesmente que se trata de um grande e delicado mistério. De fato, a Imaculada Conceição de Maria é a pedra fundamental sobre a qual toda a vida da Virgem vai fundamentar-se. E a primeira manifestação de Deus na vida dessa mulher excepcional, a primeira efusão do sobrenatural. Porém, antes de explicar o que é a Imaculada Conceição para Maria e para os cristãos, e quais têm sido as consequências para ela e para nós, é-nos necessário primeiro dizer o que ela não é.
Antes de tudo, ela não deve ser confundida com a concepção virginal de Jesus. A Imaculada Conceição traduz a pureza e a preservação de Maria de todo pecado. É uma realidade espiritual que toca a vida da Virgem bem antes da visita do anjo em Nazaré.
O segundo erro que precisamos evitar é aquele que foi professado por alguns, sobretudo entre o povo, que relaciona a Imaculada Conceição de Maria à sua concepção por Ana, sua mãe, e Joaquim, seu pai. Maria foi concebida segundo a carne, e não segundo o espírito, como o foi Jesus no ventre de Maria. Maria é um ser natural, unicamente natural, que nasceu da consumação do amor de Ana e Joaquim. É preciso, pois, excluir toda doutrina que afirme que Maria foi concebida à maneira de Jesus.
Dito isso, que representa a Imaculada Conceição de Maria, a que se refere ela, então?
Um mistério de misericórdia
Antes de tudo, nós podemos ver na intervenção de Deus pelo Espírito Santo sobre essa jovem um imenso mistério de misericórdia, aberto a toda a humanidade. Por mais excepcional que seja a graça da qual se beneficia Maria, ela não é senão o reflexo de urna vontade particular de Deus para todos aqueles que são criados à sua imagem e semelhança. Deus quer salvar e para isso ele erradica o pecado fazendo misericórdia; ora, sua vontade é que o Amor não seja seletivo, ele é para todos, sem exceção, que queiram acolhê-lo. Como toda obra tem um começo, o livro do Gênese o testemunha, Deus não revoga essa lei e coloca as primeiras estacas da salvação na vida de uma criatura escolhida. Maria aparece assim como a primeira beneficiária da Misericórdia divina a fim de que, por um lado, a salvação seja realizada e manifesta e, por outro, que todo homem, neste mundo, creia e espere na infinita bondade do Criador. O que nós percebemos em Maria corresponde ao que esperamos secretamente para nós mesmos.
A Misericórdia que Deus quer confiar a toda a humanidade se expressa pela libertação do pecado e da morte. É o sentido da Imaculada Conceição de Maria, que se tornou pura desde a concepção, isto é, preservada de todo pecado desde os primeiros instantes de sua vida. Deus inaugura o dom da Misericórdia para toda a humanidade numa criança, uma jovem moça frágil e fraca, mas que é ao mesmo tempo  a mulher forte e virtuosa evocada no livro dos Provérbios. Deus, visitando Maria desde sua concepção, encarna como uma profecia, ou seja, ele deixa entrever a purificação que vai realizar para cada uma de suas crianças. É a vitória da Misericórdia, diz-nos Ph. Ferlay, que anuncia: “Deus, tendo mostrado ser capaz de preservar uma só de suas criaturas, revela-se como o Deus para todos, mais forte que o pecado. A vitória de Deus em Maria não é casual, um feliz êxito isolado, tanto mais valorizado quanto único. É o anúncio libertador dos tempos novos, quando Deus destruirá finalmente o egoísmo que encarcera o homem numa prisão dourada, podendo enfim ser tudo em todos.
 
Imaculada Conceição intercedei por nós.

Nenhum comentário: