English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 13 de março de 2015

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA

Como Jesus, o discípulo vive para amar e para servir!
Não desperdicemos esta quarta e insuperável lição na escola da caminhada pascal. Começamos acompanhando Jesus no deserto e aprendendo a vencer as tentações. Subimos com ele no Tabor para apreder a lição da humildade e do serviço. Fomos com ele ao templo e pedimos que ele tire da nossa vida toda superficialidade, falsidade e autoritarismo. Neste quarto domingo da quaresma, peçamos que ele nos ensine a não lamentar débitos nem exigir créditos. “Vocês foram salvos pela graça”, insiste Paulo, e isso para que ninguém se encha de orgulho. Deus é misericórdia, e nos ama sem medida.
Um juíz implacável, impassível, sem coração, sempre pronto a defender a lei e a pronunciar sentenças irreversíveis: essa é a imagem de Deus que muitos cristãos têm e pregam. Mas, no Evangelho deste domingo, Jesus diz claramente que Deus enviou seu Filho ao mundo para salvá-lo, para conduzi-lo à vida, e não para condená-lo. A gratuidade do amor de Deus é que nos salva. Precisamos experimentar e testemunhar o Evangelho do serviço no contexto da luta por um Estado que evite e combata a corrupção e que se coloque a serviço do bem comum, da dignidade dos mais pobres.
Como nos custa entender que Deus não se deixa guiar pela lógica do poder, da indiferença, da punição... É incrível a facilidade com que os homens (sim, no gênero masculino!) que dirigem nações e igrejas e se apresentam como procuradores da justiça e de Deus sentam na cadeira como juízes, cadeira que o próprio Jesus recusou. Com que frequência nos escondemos por trás de máscaras de benfeitores e imparciais, prontos a denunciar o cisco no olho dos outros sem darmo-nos conta do nosso próprio lixo... Definitivamente, não é esta a postura e o Evangelho de Jesus Cristo!
O rosto do Messias enviado por Deus e feito carne em Jesus de Nazaré é otro, sua prática é diferente e aponta outros caminhos. Ele recusa a cadeira de juiz e se senta ao lado dos acusados, como aliado e defensor. Isso é evidente desde a estrebaria, onde os pastores desprezados foram os primeiros a visitá-lo, até a cruz, quando o próprio Jesus foi trocado por um condenado e compartilhou o calvário com outros dois. O Filho de Deus desceu todos os degraus e veio ao encontrodo ser humano no nível mais baixo, no lugar de culpado e de devedor. E o fez de braços abertos, acolhendo e servindo a todos.
O que deve nos impressionar não é o fato de que Jesus tenha subido ao céu, masque Deus tenha descido definitivamente à terra. E ele desceu tanto que, mais que assumir a frágil e contraditória condição humana, assumiu a carne dos condenados para declará-los justificados. Em Jesus, Deus desceu tanto, que entrou solidariamente no inferno vivido pelos condenados a uma vida que tem mais parece um lento processo de morte. Desceu tanto que o levantaram numa cruz! É para esse homem, levantado na cruz dos malditos e entre dois condenados, que somos chamados a voltar nosso olhar.
Jesus diz que “Deus amou de tal forma o mundo que entregou seu Filho único...” Ele ama o mundo em sua globalidade, sem distinguir culpados ou inocentes, homens ou mulheres, devedores ou merecedores. Em Jesus Cristo a glória de Deusse manifesta de forma clara e inequívoca, e essa glória não é outra coisa que o amor que se faz dom e acolhida sem nenhum tipo de condição ou exigência. Ele nos deu a vida “quando estávamos mortos por causa de nossas faltas”, sublinha Paulo.Em Jesus Cristo a libertação é radical, gratuita e incondicional, mas é também geradora gratuidade.
Este rio de graça, este Sol de justiça que nos vem de Deus em Jesus Cristo começa a agir desmascarando nossos pretensos merecimentos, avança revelando nossa verdade mais profunda e termina capacitando-nos a agir como homens e mulheres novos. “Fomos criados para as boas obras” diz São Paulo, e precisamos nos ocupar delas. Crer é aderir à proposta de Jesus. E aderir a Jesus Cristo significa crer na dignidade inerente a cada pessoa humana e nas suas possibilidades positivas, e esse é o caminho da vida.Não temos outro caminho que possa nos levar com segurança à vida e à liberdade.
Deus pai e mãe, lento para a cólera e rico em misericórdia: Como é imenso o amor com que amas a nós e ao mundo! Enviaste teu filho amado para que, sendo por ele servidos, aprendêssemos a servir com a mesma generosidade! Dá-nos um amor intenso, lúcido e servidor, a fim de que sejamos capazes de dar continuidade a este dinamismo que salva e renova mundo, empenhando-nos na defesa do bem comum. Não permitas que sentemos e choremos passivamente nossos desterros, mas coloca-nos a caminho para reconstruirmos o mundo na força do teu amor. Amém! Assim seja!

Pe. Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: