English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


segunda-feira, 23 de março de 2015

PALESTRA NO RETIRO QUARESMAL DE PE. FÁBIO CÉSAR JUNGES

Nos dias 8 a 10 de março, nossa comunidade esteve de retiro por ocasião da quaresma para podermos estar mais próximos com o Senhor, rever nossa caminhada, orar pela humanidade e preparar-nos para a grande celebração da Páscoa: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Na tarde do dia 10, Ir. Paula preparou-nos uma surpresa, às 14h30min todas nos reunimos no coro, a espera, em expectativa do que ia acontecer. A porta da capela se abriu, e passos ligeiros e decididos se dirigiram para o presbitério, era nosso querido amigo Pe. Fábio.
Inicialmente discorreu sobre o tema: "Páscoa a partir da Cruz e do Deus de Jesus". Só há Igreja porque há Cruz e Ressurreição. Falou-nos da importância de crucificar continuamente nossas compreensões, visões, modos de ser para ressuscitarmos. Na Cruz de Jesus morre Jesus, o Deus de Jesus, a Teologia de Jesus e a compreensão de Reino de Jesus. Jesus ao ser interrogado por Pilatos, não responde o que é a verdade. Ela vai se construindo, acontece na caminhada de fé do seguimento do discípulo de Jesus. Mudaram as concepções de ver a realidade, não temos todos a mesma compreensão sobre determinada coisa. Hoje vemos de um modo, amanhã nossa compreensão mudou, por que a vida e a caminhada são dinâmicas à luz do Espírito da Verdade, o Paráclito que nos acompanha. A caminhada da Quaresma são nossas crucificações para que na Sexta-feira Santa tudo morra e ressuscite algo novo com Jesus na Páscoa.
Refletiu também sobre a agitação que tomou conta de nossa sociedade, do pouco que as pessoas param para refletir, meditar, rezar.
Depois seguiu-se um diálogo com perguntas e exposições das irmãs.
Agradecemos ao Pe. Fábio sua disponibilidade em partilhar conosco e ajudar-nos em nossa meditação.




Nenhum comentário: