English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Testemunho Missionário

Esta semana partilhamos com vocês o testemunho missionário de Pe. Valdecir, MSF. Para ver o texto integral clique na página dos testemunhos missionários, onde encontrará mais fotos de Moçambique

Quem sou?



A comunidade de Moçambique, o Pe. Valdecir no meio
 Pe. Valdecir Rossa, com residência familiar em Gramado Rs.
Entrada no seminário de Santo Ângelo em 1989, com passagem também pelos seminários de Maravilha SC e Goiânia. Filosofia em Passo Fundo RS, noviciado em Buenos Ayres e teologia em Santo Ângelo RS. Em princípio de 2008 foi a Moçambique, África para estagio pastoral e no mesmo ano professou os votos perpétuos na congregação dos msf e foi ordenado diácono. Dia 6 de fevereiro foi ordenado Presbítero em Gramado RS e no mês seguinte retornou ao continente africano para continuidade das atividades.
No mês de agosto de 2010, teve que retornar ao Brasil (paróquia Nossa Senhora da ajuda, RJ), tendo em vista as diversas malarias.
No que segue, o que estamos a objetivar é uma apresentação da missão dos msf em Moçambique. Para isso dissertaremos a partir de alguns elementos da história; cultura; religião; pastoral.

NOSSA ATUAÇÃO PASTORAL


Atuamos em duas paróquias e uma região pastoral. Para facilitar o contacto, as comunidades são agrupadas em zonas de 7 ou 8 comunidades. Atendemos aproximadamente 300 comunidades e grupos de oração.
A missão é composta por 3 padres dos msf, e 4 irmãs servas de Fátima. O trabalho de pastoral é feito em conjunto e além das missas e sacramentos é priorizada a formação de lideranças e da própria comunidade. Acreditamos que a formação se faz necessária e as diversas lideranças comungam desta idéia, tanto é que as vezes caminham 40 ou 50 km para um ou dois dias de formação.
É gratificante sentir a alegria daquele povo que passou pela guerra e está aguardando pela visita dos missionários, a 7,8,10 ou mais anos. A recepção é cheia de amor. É um povo que consegue viver e celebrar com alegria, mesmo em meio às dificuldades. As celebrações são dinâmicas e alegres, com participação da assembléia o tempo todo, inclusive na homilia. As danças são apropriadas para os diversos cânticos da celebração, tendo inclusive bailarinas que dançam o canto de acordo com o significado.
A missa tem vários elementos do cotidiano que são inculturados, exemplo disso é o evangelho que é ouvido sentado.


Durante uma visita a nossa comunidade, com a madrinha Ir. Celeste


Nenhum comentário: