English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 9 de outubro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Ao propor como máximo e único sentido da vida o ‘OBSÉQUIO A JESUS CRISTO’ creio que a Regra do Carmo entende claramente que precisamos ser introduzidos no seu MISTÉRIO e indica-nos os marcos da estrada para isto: Seu serviço com reta consciência e puro coração realizado num estilo de vida que ofereça condições favoráveis para tal conquista.


Resta perguntar-nos: de que SERVIÇO A JESUS CRISTO a Regra do Carmo nos fala?

Parece que em todas as releituras feitas no decorrer dos tempos, ficou claro que este SERVIÇO proposto não se pode entender primordialmente no sentido literal do termo (funções, desempenho de tarefas, etc.) ainda que o comporte, pois o homem como DEUS se revela em sua ação. Este SERVIÇO consiste na ligação e adesão a Cristo, na perspectiva paulina e, como tal, compreendida no contexto feudal ou seja, se realiza na participação do MISTÉRIO DE DEUS a tal ponto que se deixe impregnar por ELE, experimentando como Paulo ‘Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim’ (Gl 2,20). Esta afirmação paulina é o pano de fundo da Regra, tão entretecida com recomendações partidas de cartas do Apóstolo.

Viver em OBSÉQUIO de JESUS CRISTO será, também hoje, sem dúvida, assumir o compromisso de comungar com sua vida (histórico-místico-sacramental), incluindo-se aí seu destino, seus interesses e suas ações. Significa tomá-lo concretamente como o único, verdadeiro e absoluto ARQUÉTIPO, imagem perfeita do que devemos ser: exemplar divino e ontológico de nosso próprio ser, modelo de nossa comunhão existencial com DEUS.

Com alegria se pode também dizer que tal OBSÉQUIO nos levará a buscar no próprio JESUS CRISTO a fonte da graça pela qual será operada a nossa transformação (= aperfeiçoamento, santificação). ELE é o próprio espírito vivificante, comunicador da ‘vida nova’ (Rm 5,17; Rm 8,14-17). Crescer em Cristo (Cl 1,6 ; Ef 4,15) e tornar-se ser humano perfeito (Cl 1,28; Gl 2,20; Fl 1,21) vem pois a ser uma só e mesma coisa. Jesus Cristo atingiu o ser humano em sua dimensão mais profunda. É Ele pois o ‘guia’, a ponte que une DEUS-HOMEM, revelação máxima do AMOR.

A vida humana colocada em OBSÉQUIO de JESUS CRISTO passa a ter princípio não na carne, mas no espírito de Cristo, que nos leva a buscar para nós, para os irmãos, para o mundo, a chegada do Reino de DEUS, a ‘vida incorruptível’: ‘Quem semeia em sua carne, da carne colherá corrupção, quem semeia no espírito, colherá a vida eterna’ (Gl 6,8) (REGRA DO CARMO CONTEMPORÂNEA DO FUTURO, p. 18-19).

Nenhum comentário: