English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Cada um de vós prometa obediência; e depois de a ter prometido, procure verdadeiramente guardá-la com as obras, com castidade e pobreza” ( Regra 3).

A obediência na Regra significa fidelidade prometida ao “Prior” como representante de Cristo e da comunidade. O compromisso é de viver com fidelidade o ideal da Regra, isto é, em “obséquio de Jesus Cristo”. A obediência requer o ouvir. É estar pronto para ouvir a vontade de Deus se manifestando dia a dia, no cotidiano da vida. Obedece-se ao Projeto de Deus, para que o Reino de Deus cresça entre nós. É estar sempre aberta para discernir o que Deus quer de cada uma de nós e da comunidade como um todo. Obediência não é mera submissão à vontade de outrem, mas liberdade para ouvir e acolher e transformar a acolhida numa realidade. Obedecer é estar em contínuo diálogo para ver e discernir os caminhos de Deus. Obedecer é liberdade não só para fazer, mas ser vontade de Deus.

Castidade que é “não casar por causa do Reino”, significa “estar disponível para Deus e os irmãos; para viver o amor humano na sua plenitude; para ser um sinal do futuro que Deus oferece a todos”. É viver aqui e agora o que será nossa vida na eternidade, é por isso trazer o céu para a terra. É estar livre para amar a todos sem distinção. É ter o coração indiviso, consagrado a Deus e a serviço dos irmãos e irmãs.

“Pobreza: ter vida de pobre na comunhão de bens; viver como pobre do próprio trabalho ou da esmola”. É “contestar a divisão social, ser profeta, assumir a luta do Reino; ser semente e amostra da nova convivência social que Deus quer para todos”. Ser pobre com os pobres é anunciar que um mundo novo só se consegue com a partilha. Ser pobre não é excluir as pessoas que tem bens, mas anunciar a todos que os bens devem ser partilhados e repartidos entre todos. Pobreza é viver do único necessário. É não acumular.

Vemos assim que: “a obediência purifica o relacionamento com Deus; a castidade conserta e purifica o relacionamento interpessoal; a pobreza conserta e purifica o relacionamento social”. Numa palavra, os votos são estar separado/reservado unicamente para Deus; é ser feliz.

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: