English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A missão e a Contemplação

Mês de Outubro, mês dedicado inteiramente à oração, e oração em prol da Missão.
Oração e Missão se complementam e se desafiam mutuamente.
Ser missionário não é só devorar kilômetros, partir para desempenhar uma tarefa além fronteiras. A primeira Missão que nos é pedida aos cristãos e cristãs é sair de nós mesmos e sermos para os outros. E isto é uma tarefa que exige dar o melhor de sí, a qualque um de nós. E quando se refera à VIda Consagrada o documento Vita Consecrata nos diz: "A pessoa consagrada está em Missão, por força de sua consagração"; e S. João da Cruz, nosso Pai, na primeira canção do cántico espiritual diz: "havendo-me ferido, saí por ti clamando".
A oração é experiência de Deus, o "saborear" Deus, o perder o tempo com Ele para amar e deixar-se amar, é o que nos capacita para abrir-nos a esta contemplação amorosa, e por vezes dolorosa de Deus. Somente quando estamos feridos por este Amor, quando estamos profundamente enamorados, somos capazes de sair de nós mesmos. Só a experiencia profunda de sermos amados por Deus explica o fato de alguém deixar  tudo e partir em Missão. E aqui me refiro não somente ao fato de deixar coisas ou pessoas, mas deixar-nos a nós mesmos, e seguir ao longo da vida, deixando-nos, o que é mais dificil, deixando-nos "consumir" por amor no serviço aos irmãos.
Tampouco me refiro somente ao que parte em Missão, mas também àquele que deseja enveredar no caminho da oração, e que Deus leva pela via da contemplação. Deus o vai conduzindo até esquecer-se de si, porque sua oração-contemplação está centrada no bem  do outro que, embora presente no lado, ou distante, é um irmão, uma irmã, por quem se gasta e empenha a vida.
Jesus é o grande missionário do Pai, o grande orante contemplativo e Mestre no caminho da contemplação. Ele tinha experiência e conhecia o Pai, sabia-se profundamente amado pelo Pai, por isso passava noites inteiras em oração - contemplação, absorto no Pai.
O que fazia e o que dizia Jesus ao Pai na oração?  Penso que Ele apresentava ao Pai a vida, as alegrias, as dores, os sofrimentos, a luta por libertação do seu povo, mas também (penso) "mergulhava no Pai", como uma gota de água se perde no oceano. Ele perdia-se no Pai, ao ponto de experienciá-lo, contemplá-lo inteiramente pois Ele e o Pais são um.
O caminho da oração, da contemplação, leva-nos a adentrar-nos no mistério profundo e amoroso do Deus Trindade mas, sem dúvida, quanto mais nos adenramos neste mistério e o saboreamos, mais somos impelidos por este Amor que vivenciamos no mais profundo centro de nós mesmos, a rezar, a doar a vida, a gastar e desgastar a vida em prol de nossos irmãos e irmãs dispersos pelo mundo inteiro.
E aqui trago presente S. Teresinha, cuja festa celebramos já no primeiro dia de Outubro, que sem sair de seu Mosteiro, mas por causa do grande amor que a impelia a rezar pelas pessoas, particularmente pelos missionários, foi declarada Padroeira das Missões. E a grande S. Teresa, que no seu ardor missionário, fundamentado e enraizado numa profunda experiencia de Deus, foi fundando mosteiros aqui e alí, numa época que não oferecia as facilidades de viagem e comunicação que hoje temos, estava disposta a dar mil vidas para salvar uma apenas.

O desafio que lanço a você, leitor, leitora, é que na sua vida e atividades diárias, busque conectar-se com Deus, dar tempo a Ele, para deixar-se amar por Ele, e para que assim, impelido por este amor que jorra dentro de você, você tenha a ousadia de colocar-se a serviço dos irmãos, de dar algo de si a fim de que os outros tenham mais vida, para que o sonho de Deus de que todos tenhamos vida em abundancia se torne sempre mais realidade por intermédio de você.

Ir. Maria Celeste da Cruz

Nenhum comentário: