English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Testemunho Missionário

No início do Mês de Outubro celebramos a festa de S. Teresinha. Este mês o dedicamos precissamente às Missões. Santa Teresinha dedicou sua vida inteira aos missionáros, pelos quais rezava constantemente.
Por isso decidimos apresentar aos queridos leitores o testemunho de alguns missionários corajosos, que partilharam conosco algumas experiências.
Começamos com o de Ir. Maria José, carmelita descalça que pertence à nossa comunidade, e há 5 anos atua em Potosí, Bolívia.

Hermana Milagros!


Pediste-me que compartilhe com vocês algo de minha experiência missionária desde o Carmelo de Potosí – Bolívia. O faço com muita alegria, neste mês em que nos lembramos de modo especial nosso compromisso com a Missão.
A Mensagem Final do Documento de Aparecida nos diz: “Jesus convida a todos a participar de sua missão. Que ninguém fique de braços cruzados1 Ser missionário é ser anunciador de Jesus Cristo com criatividade e audácia em todos os lugares... em especial, nos ambientes difíceis e esquecidos e mais além de nossas fronteiras.
“Sejamos missionários do Evangelho não só com a palavra, mas, sobretudo com nossa própria vida, inclusive até o martírio”. DA
POTOSÍ É UM Departamento Boliviano com mais ou menos 900 mil habitantes; 16 Províncias. É o Departamento onde está a maior riqueza em minérios de Bolívia e onde vive a parcela mais pobre do povo boliviano. Um povo sofrido e explorado desde muito, porém um povo de fé, forte e unido na luta por dias melhores, que demonstrou sua força e união não só a Bolívia, mas a todo o mundo, quando a dois meses atrás resolveu dizer basta à exploração, à injustiça e às promessas nunca cumpridas de Governos que foram se sucedendo no passar do tempo e que apesar das diferenças ideológicas no fundo acabam sendo iguais: Surdos ao clamor do povo! Foram 19 dias em que o Departamento todo e onde quer que viva um Potosino, a uma voz: O povo potosino também existe e queremos uma vida digna. “Potosí de pie, nunca de rodillas”, era a frase mais ouvida na boca de todos: crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres. Os Comitês de greve de fome aumentavam dia a dia. Todos os setores sociais tinham um Comitê representativo, até os Presidiários e as Prostitutas! Impressionou-me uma senhora campesina de 80 anos que interrogada por está fazendo greve, respondeu: “estou aqui voluntariamente para que meus filhos e netos possam ter uma vida melhor e não sofram tanta miséria como eu. Não desistirei da luta nem que isto me custe a vida, o Governo tem que ouvir-nos.
A presença de Deus no meio do povo e no povo se percebia de modo visível. De onde tanta fortaleza, solidariedade, união, senão do Deus da Vida que acompanha com amor cada um de seus filhos e filhas? Ele, sim, escuta e vês as necessidades de seu povo.
No dia 15 deste celebramos Santa Teresa de Jesus, fundadora do Carmelo Teresiano Contemplativo, dela se dizia que seu coração era como uma caixa de ressonância dos acontecimentos eclesiais e sociais e tudo tinha mui presente em sua oração - vida, isto para mim diz muito. O Carmelo Teresiano não existe para si mesmo, mas para o Deus do Povo e o Povo de Deus.
Ser missionário (a) é anunciar a Jesus Cristo, sendo um sinal, um testemunho de esperança, de fé e amor onde quer que estejamos. Seguir os passos do Mestre como seus discípulos de verdade e na verdade.
Em Potosí continuo minha aprendizagem de como ser missionária, aprendizagem que iniciei nessa querida Diocese de Santo Ângelo, a qual sou mui devedora e pela qual peço ao bom Deus que continue sendo a luz de Cristo a iluminar o caminhar de todo o Povo Missioneiro.

Abraços e saudades,

Irmã Maria José de Jesus.Carmelo São José – Potosí - Bolívia - 2010

Nenhum comentário: