English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 2 de outubro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Viver em obséquio de Jesus Cristo”, é viver como Ele viveu. É ter os mesmos sentimentos que havia em seu coração. É despojar-se de tudo para ter tão somente a Deus como valor supremo. “Viver em obséquio” é viver o mandamento novo que Jesus nos deixou: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

É, sobretudo cultivar a esperança e pôr-se a luta por uma vida sempre melhor e mais qualificada. Seguir Jesus é ser uma pessoa de paz, de mansidão e de coragem. É lutar por um mundo melhor. É amar a vida, amar e cuidar da natureza. Seguir Jesus é ser uma pessoa realizada em sua vocação. É, sobretudo ser alegre e feliz, embora a vida sempre nos reserva sofrimentos. Seguir Jesus é ser forte em meio à dor. É acreditar que uma vida nova é possível, mesmo que tenhamos que viver nossos dias misturados com dores e alegrias.

A Regra do Carmo pede que este seguimento de Jesus seja feito “servindo-o fielmente com puro coração e reta consciência”. Com puro coração e reta consciência vem da primeira carta de São Paulo a Timóteo 1,5. Jesus mesmo nos fala dos puros de coração nas bem-aventuranças: “Felizes os puro de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8). “Não se trata da castidade, nem de ingenuidade. ‘A pureza de coração’ é o ponto de chegada de uma longa luta ela indica a ‘consciência espiritual e paz interior’ que permite o discernimento do espírito” (A REGRA DO CARMO, p. 74).

O livro: “Instituição dos primeiros monges”, comentando a vida pos primeiros carmelitas, “fala de como o monge deve apresentar-se como em santuário diante do Senhor, e este santuário é o coração limpo de pecado, assinala o primeiro fim da vida eremítica escolhida, que é oferecer a Deus o coração santo e limpo de todo pecado atual. A primeira finalidade, da vida eremítica, que é o coração limpo, se alcança pelo esforço e a prática das virtudes, ajudados pela graça divina”, o que foi comentado acima sobre o seguimento de Jesus. Ter o coração puro é trabalho pessoal, de empenho nas virtudes, que são todos os valores que Jesus nos trouxe com a Boa Nova, mas é também e, sobretudo dom de Deus.

Nenhum comentário: