English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 28 de novembro de 2015

TEMPO DE ADVENTO


Natal é a festa mais querida do ano. E uma festa envolta em luz e alegria. Parentes se visitam. As famílias se reúnem. Fazem-se refeições especiais. Trocam-se presentes. Fazem-se cestas de natal e organiza-se o “natal sem fome”.
Mas, muitas vezes, o verdadeiro motivo da festa fica apagado. Natal é a festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho de Deus se faz um de nós. Deus entra na história dos homens para fazer dela uma história de salvação, de vida, de paz, de justiça e de fraternidade.
Neste contexto, surge uma pergunta:
- Como vamos preparar a festa do Natal? Pensamos na família, na comunidade, na vizinhança e na humanidade.
- Quem deve pensar nessa preparação?
- O que atrapalha a preparação da festa do Natal?
Certamente, o consumismo. A propaganda comercial. A pressão do mercado capitalista comprar mais e o melhor. Vivemos numa sociedade desigual que visa o lucro, onde a pessoa é reduzida a mercadoria e a injustiça se petrificou nas estruturas sócio-econômicas que todos os dias matam milhares de seres humanos. Uma sociedade onde uns têm tudo, outros não têm nem terra, nem emprego, nem salário digno, nem comida...
Existe também a perda do sentido do advento e do natal. Existe a falta de um espaço para encontrar-se. Rezar. Refletir. Tomar consciência do que estão fazendo conosco através dos meios  de comunicação e da cultura “desumanizadora”.
No advento procuramos caminhos para nos libertar das amarras da escravidão do dinheiro, do poder e do imediatismo, da superficialidade e da rotina. Viver o advento significa, portanto, rever os nossos projetos, avaliá-los à luz da mensagem do advento do Senhor, rever o rumo que estamos dando à nossa vida.
Que queremos que seja o nosso advento? O que vamos alimentar em nossa vida neste tempo?
O que realmente conta, no dia a dia, e que soma com a nossa realização, felicidade, paz e liberdade? Não podemos, no espírito do advento, só pensar em nós.
Quais são os nossos verdadeiros sonhos, aspirações e projetos? São os melhores para a nossa salvação? Nestes sonhos e aspirações chega o amor de Deus que vem nos libertar e salvar.
Cultivar o sonho de mais vida, mais emprego, mais moradia, mais pão e liberdade, mais dignidade para o povo brasileiro e para todas as pessoas e engajar-se de corpo e alma na concretização deste sonho é viver o espírito do natal e abraçar o presente que Deus nos oferece, ou seja a chegada do seu Reino na pessoa do seu Filho amado.

Nenhum comentário: