English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 14 de novembro de 2015

SANTOS E SANTAS CARMELITAS


Em novembro, quando a Igreja celebra a solenidade de todos os santos e santas, o Carmelo também dedica o dia 14 deste mês para fazer memória, recordar e celebrar todos aqueles e aquelas que nestes mais de oitocentos anos se colocaram a caminho da santidade e encheram com seu perfume o jardim do Carmelo.

Quando comecei a refletir sobre nossos santos e santas, a mente trouxe-me imediatamente a figura de um jardim, de flores que nascem e pouco a pouco são transplantadas para o cimo de uma alta montanha. Recordei-me no momento seguinte de um comentário que se fez à visitação de Maria a Isabel: “Tendo concebido o Filho de Deus, aonde ir, senão apressadamente às alturas?”, interroga-se o comentarista.

Como vemos, vamos seguir refletindo sobre a santidade no Carmelo com estas duas, ou melhor, três figuras: jardim, (flores) e montanha. Por quê? Porque Carmelo tem tudo haver com isto. Carmelo significa jardim de Deus e nasce exatamente no Monte Carmelo, uma pequena elevação geográfica, onde se narram os grandes feitos de Deus através do profeta Elias.

 
Isto tudo para dizer que o Carmelo é verdadeiramente um jardim florido. Em cada irmão e irmã que se colocou ou se coloca a caminho no seguimento de Jesus nesta grande família e abraça a santidade de vida, tem lugar neste jardim. Cada pessoa é única, cada pessoa é como uma flor exótica, muito rara, que florirá apenas uma única vez.

 
No Carmelo tem lugar para todos, assim como num jardim tem lugar para todos os tipos de flores, só que com uma grande diferença; os transeuntes contemplarão uma só vez a raridade de cada flor no jardim da terra. Ela nunca mais tornará a florir. Outras flores ainda mais belas chegarão para florir, embalsamar e decorar a humanidade. Embelezando o Carmelo, nascem na planície, mas Deus pouco a pouco as transplanta para o alto da montanha do Carmelo, lá onde só existe a glória de Deus segundo São João da Cruz.
 
Plantadas por Deus, as flores do Carmelo conhecem os terrenos férteis de todo o planeta Terra, pois o Carmelo está presente em todos os continentes e em inúmeros países. Umas são plantadas em planícies verdejantes e silenciosas, alegres recreiam o olhar de Deus, outras em desertos cálidos e ardentes, outras em montanhas desfiadoras, outras em penhascos perigosos, outras em campos tranquilos, outras em jardins públicos, acalantam a vida de seus irmãos e irmãs.
 
Silenciosas, ardorosas, empreendedoras, amigas, irmãs, companheiras de caminhada, muitas vidas já foram salvas pelo perfume de alguma flor do Carmelo. Umas florescem e perfumam apenas um dia, outras resistem por longos anos, enfrentam todos os invernos, verões, outonos e enfim adormecem na eterna primavera da eternidade. Não importa onde foram semeadas e onde nasceram: na planície, no vale, no deserto, no campo, num penhasco, num pântano.
 
 O curioso, é que todas no final de sua trajetória, quando alcaçarem a pelnitude do seu perfume, elas são misteriosamente transplantadas para o cimo de uma alta montanha, montanha esta chamada de Monte Carmelo; o místico Monte Carmelo que percorre o caminho inverso de como se sobe. Sobe-se misteriosamente descendo para o centro mais profundo de nós mesmos, lá onde mora Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 
Os santos e santas carmelitas são flores contemplativas na ação e ativas na contemplação. Há um misto de silêncio e palavra, anúncio e escuta, missão e acolhida, fraternidade e solidão, ensino e receptividade. Quer dizer que no Carmelo acolhe-se e vive-se o Evangelho sob muitos matizes. Nele vemos Jesus contemplando no monte, falando às multidões, escutando e anunciando o Pai, rodeado de crianças, curando, evangelizando, profetizando, anunciando a Boa Nova. Que ninguém se sinta excluído do Carmelo, nele tem lugar para todos. A humanidade necessita do  perfume peculiar de sua santidade. Não importa sua vocação. O Carmelo é apenas formado por freis e irmãs. Há também lugar para leigos nele viverem; casais, jovens, famílias.
Carmelita um jeito de ser santo. Um jardim lindamente florido. Talvez só falte você
(Ir. Rejane Maria)





 

Nenhum comentário: