English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 21 de outubro de 2017

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

A luta pela justiça está no coração da fé cristã!
Resultado de imagem para dia das missões 2017As comunidades católicas rezam hoje pelas missões, pelos seus missionários e missionárias. Estes homens e mulheres abrasados pela fé, fortalecidos pela esperança e seduzidos pelo desafio de ultrapassar fronteiras não são entidades de outro planeta, nem pessoas moralmente ou espiritualmente superiores a nós. Como Jesus, os missionários são pessoas que não fazem diferenças entre as pessoas em favor dos familiares, compatriotas ou partidários. São criaturas que têm lucidez e coragem para relativizar as pretensões dos poderosos e defender os direitos dos pequenos.
Depois da parábola do banquete, na qual Jesus afirma que os principais de Israel recusam o convite gratuito de Deus, esta elite não parece mais interessada em responder ou discutir com Jesus: retira-se para conspirar e planejar um ataque fulminante contra Ele. Com ironia, hipocrisia e cinismo, os doutores da lei, escribas e herodianos preparam uma armadilha para enrolar e surpreender Jesus e, assim, fabricar as provas que necessitam para a condenação, que já está decidida. A ironia e o cinismo ficam evidentes nos elogios dirigidos a Jesus pelos emissários das elites judaicas.
Resultado de imagem para dia das missões 2017
Mesmo sem querer, nos elogios irônicos e cínicos que dirigem a Jesus, seus adversários apresentam seu perfil verdadeiro e inatacável. Jesus é um profeta que não se sente inibido na sua opção pelos pobres nem diante da pressão dos poderosos; não abandona os caminhos de Deus, mesmo diante das alternativas que oferecem sucesso e êxito; não foge das questões espinhosas, nem apela a uma mal dita neutralidade política, a uma indefinida vida interior ou às coisas da alma; sabe distinguir o reconhecimento e a adesão humilde à sua proposta dos elogios falsos, interesseiros e enganadores...
O que está em discussão no evangelho deste domingo não é uma questão simplória como pagar ou não pagar impostos. O que as elites, do judaísmo e de todos os tempos, querem saber é se, diante do poder opressivo dos impérios, Jesus e seus discípulos são colaboradores ou subversivos; se mantém sua profecia ou abaixam a cabeça e calam a boca, deixando os fracos à sua própria sorte; se o projeto de Deus mergulha na história ou se dirige apenas ao coração e a uma fé privatizada e intimista. De qualquer modo, a questão não é a autonomia dos poderes político e religioso, mas a relação entre fé e política.
Resultado de imagem para dia das missões 2017O tributo imposto e cobrado dos povos colonizados pelo império romano era um meio de subjugá-los, e a própria moeda servia como estratégia de propaganda do imperador e de afirmação do seu status divino. Para os judeus mais piedosos, a simples apresentação da imagem do imperador gravada na moeda provocava indignação, pois era um sinal da tentativa de diviniza-lo. Diante da prova da moeda, Jesus não se submete à fácil solução de separar fé e política, poder temporal e crítica profética. Sua resposta sábia e corajosa é um caminho: “Devolvam a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
A conclusão de que, com esta resposta, Jesus estaria afirmando que a fé não tem nada a dizer sobre a esfera política, mesmo sobre um poder ditador e opressor, é puro preconceito e ideologia escapista, sem nenhuma base exegética. É esse o velho argumento dos apoiadores do governo Temer, disfarçando o cínico apoio de pastores interesseiros a um governo intrinsecamente corrupto. O que Jesus faz é pedir que se devolva ao imperador a moeda, instrumento de propaganda e de exploração, e que se reserve a Deus a vida e do seu povo. Partindo do valor absoluto e transcendente do Reino de Deus, Jesus condena as pretensões absolutistas do imperador e suas práticas de exploração dos povos por ele subjugados.
Resultado de imagem para dia das missões 2017
Com essas palavras, Jesus contextualiza e relativiza o poder colonialista e a lealdade às autoridades. Sem recorrer à violência, e falando em nome de Deus, Jesus exercita a profecia e subverte a ordem estabelecida. Isso nos lembra que profecia, a justiça e a promoção humana são intrínsecas à missão.  Precisamos desenvolver a atitude de discípulos missionários que tenham coração grande para amar e forte para lutar. Com Paulo, dizemos: “Nos lembramos sempre da fé viva, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança de vocês... Sabemos que vocês foram escolhidos por Jesus Cristo...”

Resultado de imagem para dia das missões 2017Deus pai e mãe, dá-nos coragem e sabedoria para relativizar todos os poderes, inclusive os poderes religiosos, e subordiná-los ao serviço à vida. Ajuda tua Igreja a assumir, sem medo e sem reticências, a missão de encarnar o Evangelho do teu Filho na política, na economia e na sociedade, colaborando na edificação de um país justo e solidário. E não permite que teus filhos se cansem de testemunhar com clareza, de servir com amor, de dialogar com humildade e de anunciar o Evangelho com intrepidez. Esta é a missão que está no coração da nossa fé, como nos lembra nosso Papa Francisco. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf 

Nenhum comentário: