English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CONSELHOS DO PAPA PARA BONS PAIS

Sete conselhos do Papa Francisco para ser pais melhores e crescer com os filhos:
  Resultado de imagem para dia dos pais
1. O maior desejo de um bom pai é ver seus filhos sábios e livres
 

"Serei feliz cada vez que o vir agindo com sabedoria, e me emocionarei cada vez que o escutar falando com retidão."

"E para que você pudesse ser assim, eu lhe ensinei o que você não sabia, corrigi erros que você não via. Fiz você sentir um carinho profundo e ao mesmo tempo discreto."
 
Resultado de imagem para dia dos pais
2. Rigor e firmeza acima de cumplicidade de proteção

"Um pai sabe bem quanto custa transmitir esta herança: quanta proximidade, doçura, firmeza. Mas quanto consolo e quanta recompensa se recebe quando os filhos honram esta herança. É uma alegria que recompensa toda fadiga, que supera toda incompreensão e cura cada ferida."
  Resultado de imagem para dia dos pais

3. Um pai presente na família
 

"Que esteja próximo da esposa, para compartilhar tudo: alegrias e dores, cansaços e esperanças. E que esteja próximo dos filhos em seu crescimento."

E também com os filhos: "Quando brincam e quando têm tarefas, quando estão despreocupados e quando estão angustiados, quando se expressam e quando são taciturnos, quando se jogam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando voltam a encontrar o caminho".
 
Resultado de imagem para dia dos pais
4. Um pai presente não é um pai controlador

Dizer "presente" não significa dizer "controlador". Porque os pais controladores demais anulam os filhos, não os deixam crescer.
 
Resultado de imagem para dia dos pais
5. Um pai bom é um pai paciente
 

Sobre o filho pródigo e seu pai misericordioso: "Quanta dignidade e quanta ternura na espera desse pai que está na porta de casa esperando que o filho volte".

Muitas vezes, não há outra coisa a se fazer a não ser esperar, rezar, com paciência, doçura, magnanimidade e misericórdia.

  Resultado de imagem para dia dos pais
6. Sabe perdoar e não humilha, mas tampouco é fraco ou complacente
 

"Um bom pai sabe esperar e perdoar do fundo do coração. Claro, sabe também corrigir com firmeza; não é um pai fraco, complacente, sentimental. O pai que sabe corrigir sem humilhar é o mesmo que sabe proteger sem guardar nada para si."
 
Resultado de imagem para dia dos pais

7. O Pai-Nosso vivido na paternidade
 

"Sem a graça que vem do Pai que está no céu, os pais perdem coragem e abandonam a batalha. Mas os filhos precisam encontrar um pai que os espera quando voltam dos seus fracassos. Farão de tudo para não admitir isso, mas é disso que precisam; e, ao não encontrar esse abraço, abrem-se feridas difíceis de fechar 

Nenhum comentário: