English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE SANTA TERESA

HOJE COMEMORAMOS 455 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CARMELO TERESIANO. 

SanJose

Assim Teresa de Jesus expressa este desejo de Jesus para que funde uma nova comunidade;
“Certo dia depois da Comunhão, Sua Majestade me ordenou expressamente que me dedicasse a esse empreendimento com todas as minhas forças, prometendo-me que o Mosteiro não deixaria de ser feito e dizendo que ali seria muito bem servido. Disse-me que deveria ser dedicado a São José; esse santo glorioso nos guardaria uma porta, e Nossa Senhora, a outra; Cristo andaria ao nosso lado, e a casa seria UMA ESTRELA DA QUAL SAIRIA UM GRANDE RESPLENDOR...” (Cf. Vida, 32,11)


sanbartolome

Hoje é o aniversário de um evento singular, 455 anos da Fundação do primeiro convento reformado de Teresa: Dona Teresa de Ahumada, já madura na idade para aquele tempo, 47 anos, bem instalada em seu convento de La Encarnación, decidiu abandonar a vida fácil do habitat do convento e lançar-se na conquista de uma utopia: viver a aventura de uma vida austera, contemplativa e fraterna, dependendo da Providência e do trabalho das mãos. O conventito reformado, com permissão de Roma, sem o saber, o bispo Dom Álvaro de Mendoza dedicou-o ao nosso padre São José. Quatro noviças a acompanharam nesta aventura espiritual original

24 copia

Úrsula dos Santos, Maria de S. José, Antonia do Espírito Santo e Maria da Cruz são quatro mulheres praticamente desconhecidas, mas possibilitaram a passagem que Teresa de Jesus deu na história. São as primeiras Descalças. Atrevidas e enamoradas, como ela, canalizavam forças vivas que significavam uma mudança real no panorama humano e religioso de seu tempo.



Mulheres capazes de decidir o que queriam fazer com suas vidas, que escolheram a liberdade de serviço. Eles começaram uma vida de solidão, maximamente simples e silenciosa, centrada na pessoa de Jesus. E onde a amizade, a busca do bem comum, informava tudo. Destas, Teresa se impressionava sua "grande coragem ... e o espírito que Deus lhes deu para sofrer e servi-lo".
Em 1562, Teresa e seus companheiros mudaram o curso da história. Eles começaram um "caminho e modo de vida" que não se limitaria às paredes da sua casa. Seu modo de vida teve as comportas abertas.



E Teresa não pretendia nada além de aumentar o fluxo, sabendo que Deus está na história do mundo e que a história não é previsível, mas está cheia de nomes grandes e pequenos que optam por "fazer história". Homens e mulheres que compartilham o que têm em comum - como aquelas quatro descalços - tornam possível dar um passo à frente.

Nenhum comentário: