English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Aniversário da Diocese


52 anos da Diocese

A vida e a história da Diocese de Santo Ângelo apresentam expressivos sinais de herança da ação missionária desenvolvida nessa região nos séculos XVII e XVIII. As atividades dos jesuítas junto aos indígenas guarani entre os anos de 1626 e 1 759 marcam essa história por sua localização, evangelização e a fundação dos Sete Povos das Missões. A vida e a caminhada das comunidades da Diocese inspiram-se no ideal vivido nos povoados missioneiros.

A Diocese de Santo Ângelo foi criada no dia 22 de maio de 1961, pela Bula Apostolorum exemplo, do Papa João XXIII. Recebeu o nome oficial: Diocese Angelopolitana, com sede em Santo Ângelo. Foi solenemente instalada no dia 12 de junho de 1962 com a posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Aloísio Lorscheider. O padroeiro principal da Diocese é Santo Anjo da Guarda. Em 2002, os Santos Mártires das Missões, Roque, Afonso e João, foram declarados co-padroeiros da Diocese. A maior parte da população é descendente de imigrantes europeus (principalmente alemães, italianos, poloneses e portugueses), africanos, alguns asiáticos e índios guarani. A Diocese de Santo Ângelo nasceu no contexto da realização do Concílio Vaticano 11. Sua proposta de renovação da Igreja foi introduzida na Diocese pela atuação de Dom Aloísio. Desde 1973 a Diocese participa do projeto Igrejas-Irmãs, sendo “irmã” da Diocese de Marabá, no Estado do Pará. Cerca de duas dezenas de padres atuaram no projeto, que teve também participação de religiosas e leigos oriundos da Diocese.

 
 
 
 



A Diocese é formada por 40 paróquias e cerca de 1.000 comunidades eclesiais.

Nosso Bispo Dom Liro assim se expressa celebrando esta data: “ Cumprimento a todos os que estão engajados nas comunidades com exemplos de generosidade e dedicação fazendo acontecer a vida da Diocese formada por todos quantos assumem o seu compromisso batismal; Parabéns a todos”.
 

 

Nenhum comentário: