English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 26 de outubro de 2014

Intenção Missionária de Outubro


O clamor pela paz e a paixão pelo Evangelho


Fr. Ciro García, ocd

O título responde às duas intenções missionárias de outubro: oração pela paz (intenção universal) e o anúncio do Evangelho (intenção particular). Desde uma perspectiva cristã, as duas estão intimamente ligadas. A paz é uma das bem-aventuranças evangélicas mais profundamente sentida e atualmente mais ameaçada: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9). O Evangelho, por outro lado, é um anúncio de paz e boa nova por excelência (cf. Lc 4,18-19). Ambos estão enraizados no desejo de justiça, de libertação e de felicidade, que habita no coração do homem.


1. O clamor pela paz
 

Diante das inúmeras situações de guerra, de terrorismo e de violência que assolam muitas regiões do mundo, surge o grito espontâneo pela paz. É como um clamor geral, que resulta em inúmeras iniciativas de paz, que enriquecem o mundo e testemunham a inata vocação da humanidade para a paz. Para o crente é também uma oração que brota do mais profundo do seu coração para o Senhor da história e príncipe da paz: "Para que o Senhor conceda a paz às regiões mais afetadas pela guerra e pela violência".

Um comentário: a Mensagem para o Dia Mundial da Paz de Bento XVI (01 de janeiro de 2013). Ante os sangrentos conflitos que afligem a humanidade, destaca a aspiração fundamental do homem e dos povos à paz: "O desejo de paz é uma aspiração essencial de cada homem, e de alguma forma coincide com o desejo de uma vida humana plena feliz e bem sucedida [...] o homem é feito para a paz, que é um dom de Deus".

A paz é ao mesmo tempo um dom de Deus e uma obra humana: "É o resultado do dom recíproco, de um enriquecimento mútuo, pelo dom que vem de Deus, e que nos permite viver com os outros e para os outros. A ética da paz é ética da comunhão e da participação. Portanto, é essencial que as diferentes culturas atuais superem antropologias e éticas baseadas em pressupostos teóricos e práticos meramente subjetivistas e pragmáticos. "Aqueles que trabalham pela paz se deixam guiar pelas exigências da verdade, da justiça e do amor.

 
Uma oração: a Vigília de Oração pela Paz do Papa Francisco (7 de setembro de 2013). "Hoje à noite, na reflexão, com o jejum, na oração, cada um de nós, todos, pensemos no mais profundo de nós mesmos: O mundo que queremos não é um mundo de harmonia e de paz dentro de nós mesmos, no  relacionamento com os demais, nas famílias, nas cidades e nas e entre as nações?”.

A violência, a guerra, só trazem morte, falam de morte; nunca são o caminho para a paz. Por isso o Papa se pergunta: "É possível seguir caminho da paz? Podemos sair desta espiral de dor e de morte? Podemos reaprender a andar nos caminhos da paz? Invocando a ajuda de Deus, sob o olhar materno da Salus populi romani, Rainha da Paz, quero responder: Sim, é possível para todos. Hoje à noite eu gostaria que de todas as partes da terra gritássemos: Sim, é possível para todos. Além disso, eu gostaria que cada um de nós, desde o menor até o maior, incluindo aqueles que estão chamados a governar as nações, dissesse: Sim, nós queremos”.


2. Paixão pelo Evangelho

A segunda intenção missionária deste mês está em sintonia com o Domund: "Para que o Dia Mundial das Missões desperte em cada cristão a paixão e zelo para levar o evangelho a todo o mundo."


Os cristãos encontram na Evangelii gaudium do Papa Francisco orientação eficaz não só para anunciar a boa nova do Evangelho, mas também de trabalhar pela paz, colaborando em inúmeras iniciativas missionárias: "A comunidade evangelizadora experimenta que o Senhor tomou a iniciativa; e, por isso, ela sabe adiantar-se, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, buscar os que estão longe e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos [...] A comunidade evangelizadora se mete com obras e gestos na vida cotidiana dos demais, encolhe distâncias e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo "(Evangelii Gaudium, 24).


A todos nos confiou a missão deste anúncio, ainda ignorado por muitos povos: "Hoje ainda existem muitas pessoas que não conhecem a Jesus Cristo. Por isso é tão urgente missão ad gentes, na qual todos os membros da Igreja estão chamados a participar, uma vez que a Igreja é missionária por natureza: a Igreja nasceu "de partida". O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado em que os fiéis dos diferentes continentes se comprometem com orações e gestos de solidariedade para ajudar as igrejas jovens em territórios de missão. É uma celebração da graça e de alegria "(Domund, 2014).

 
"A Palavra de Deus é a verdade salvífica de que todos os homens necessitam e em todos os tempos" (Verbum Domini, 85).
 
                               

Nenhum comentário: