English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 27 de abril de 2012

POR QUE AMO TERESA DE ÁVILA



Amo Teresa de Ávila, sobretudo por que ela é a mulher do tudo. Só nela encontrei a resposta ampla e abrangente que meu coração buscava. Queria dar minha vida a Deus de maneira totalitária. Só nela encontrei o caminho conduzida por outra Teresa, a de Lisieux, com toda certeza não menor que ela.
Amo Teresa por que é a mulher de coração magnânimo, mais vasto que as praias do mar. Seu coração sonhou desde menina entregar-se em uma aventura grandiosa, mesmo que se fosse pedida a vida, ou melhor, estava disposta a dá-la com apenas poucos anos. Seu coração magnânimo sonhou com Deus, o Deus que lhe pedia sua vida entregue no silêncio e na solidão. Seu coração líder inato levou a projetar na infância o que seria sua vida adulta, construindo ermidas com pedras no quintal de sua casa. Coração que amava seus pais e irmãos. Ela entre eles era a mais querida de todos. Perdendo sua mãe, buscou logo outra Mãe, a Virgem Maria.
Amo-a por que nela vejo traços de minha própria vida. Amante da leitura, gostava de se retirar na solidão para rezar suas devoções, em especial, o terço. Sonhou como toda pessoa sonha na adolescência e juventude, aventurando-se por um caminho que será sempre chorado por ela. Seu medo de perder a honra foi conduzindo-a por onde Deus a chamava, o caminho da Vida Religiosa.
 teve coragem de criar algo novo,
o Carmelo Teresiano
como hoje o conhecemos
 
Amo-a por que também para ela foi difícil sair da casa de seu pai, e seguir por onde Deus a chamava. Amo-a por que uma vez no Carmelo, sentia uma alegria e paz que só podiam ser do céu. Amo-a por que não se acomodou numa vida religiosa que ela sentia não ser uma oferta a Deus de modo mais radical e mais comprometida com o Evangelho. Não se acomodou diante do já feito, mas teve coragem de criar algo novo, o Carmelo Teresiano como hoje o conhecemos, e então conhececido como Carmelo Descalço.
Amo-a por que era mulher que teve coragem de se pronunciar num tempo em que não era permitido nada à mulher. Por que teve coragem de ir à luta, mesmo com todas as controvérsias que lhe vinham do mundo dos homens. Não temeu sequer a Inquisição. Amo-a por que tinha ideias próprias e foi capaz de expressá-las. Era uma mulher formidável. Tinha grande amor à Igreja e não queria afastar-se dela. Quis morrer, e assim morreu, filha da Igreja. Amo-a por que viveu num tempo difícil. Ao seu redor semeavam medo, mas ela nada temeu. Agraciada por dons maravilhosos de Deus, confundia os que acompanhavam sua caminhada e seu itinerário espiritual.
Amo-a por que é minha Mãe e Mestra espiritual. Não a amo ainda como gostaria, por que reconheço que ainda não a conheço o suficiente para assim poder amá-la mais. Amo-a primeiramente por que é minha irmã e depois por que é minha Mãe, por que a fraternidade está em primeiro lugar e a ela toda maternidade e paternidade deve ceder lugar.
Amo-a, amo-a; poderia ficar repetindo. Nem eu mesma tenho plena consciência de todo amor que tenho por ela. Tenho a vida toda para descobrir por que a amo, e uma eternidade toda para alegrar-me com ela, com a glória que Deus lhe dá, e quem me dera me dê sem que seja apenas uma migalha de seu esplendor.

E você, caro leitor? Já parou para pensar os por quês do seu amor por Teresa de Jesus? 

Nenhum comentário: