English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 4 de março de 2011

Comentando a Regra do Carmo

ASSALTO: devorar! A expressão vem de 1 Pd 5,8. “O demônio perseguiu o próprio Jesus de muitas maneiras. Diabo (dia-bollo) é o divisor, causa de divisão. Divisão é o que mais existe naqueles que tentam renovar a sociedade. A Regra vê os fatos, o mundo, as inclinações como expressão do assalto do mal contra o bem. Este ADVERSÁRIO usa de ‘insídias’, usa ‘flechas incendiárias’ e é ‘nequíssimo’. Não se pode confiar nele”.


O demônio é mentiroso desde o princípio, divisor de pessoas, projetos, dos que buscam viver como Jesus viveu. Ele sempre está à espreita de ver como nos pode fazer mal. O demônio existe? Ele é uma pessoa, um espírito? Que ele existe sentimo-lo a cada dia nos males que nos atingem. Se ele é uma pessoa; às vezes é, pois o próprio São Pedro foi chamado de satanás por Jesus. Se ele é um espírito; esta parece ser a melhor descrição dele. Espírito das formas mais diversas e sutis. Espírito do mal que ronda nossas vidas. Maneiras de se estruturar uma sociedade, quando ela tem haver unicamente o capital em vez da pessoa humana, espírito interesseiro que busca unicamente seus projetos, que divide uma comunidade, que fecha as pessoas sobre si, que as deixa sem rumo certo.

Como se percebe hoje que o demônio atua na vida de uma carmelita? Sabe-se que é ele pelos efeitos que produz na irmã ou irmãs. Como assim? O demônio é o avesso de Deus. Se a irmã sente tristeza, perturbação, inquietação que a deixa desassossegada, em uma palavra, se ela não sente paz, sabe-se que o que nos assalta a mente, o espírito, o coração e até mesmo o corpo, é ele, divisor e mentiroso, mas seus projetos são logo descobertos, pois a verdade de Deus sempre vence. É muito complicado falar de demônio, porque ele é muito sutil, vem vestido com cara de bondade e realização, quando na verdade é tudo mentira querendo dividir internamente a pessoa e uma comunidade. Numa palavra: espírito do mal é tudo que nos afasta de Deus, no tempo de Jesus os judeus atribuíam ao demônio até as doenças. Hoje se sabe que as doenças têm outra origem. Jesus veio exatamente para nos libertar de toda visão errônea da realidade humana. É o Evangelho de Jesus, a Boa-Nova de Jesus que desmascara o espírito do mal. Santa Teresa em seus escritos nos deixou ampla doutrina sobre os assaltos que o demônio nos faz. É só colocar-se no caminho de Deus e, sobretudo no caminho da oração que o demônio nos assalta. Ele pode perturbar, mas a vitória é de Deus se buscamos somente Deus.

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: