English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 4 de março de 2011

O Divino Amor na África


Irmã Alaíde Mior, membro da Congregação Filhas do Amor Divino, nascida em nossa Diocese, atua como missionaria em Uganda, África, numa aldeia chamada Rushooka, desde o ano 1998. Em visita a nossa comunidade ela relatou-nos as belezas e desafios da missão. Não quisemos deixar passar o testemunho dela, sem partilhá-lo aqui no blog com nossos leitores, a fim de que todos possamos, com seu testemunho, renovar a nossa vocação de discípulos missionários, lembrando sempre que somos chamados a servir.



Ir. Alaide e sua mana Lúcia, no locutório
visitando a comunidade

Convidamos vocês, queridos amigos a prestar ajuda a comunidade à qual Ir. Alaíde pertence na missão, principalmente através da oração, pedindo ao Senhor que fortaleça as religiosas na vivencia do Evangelho no meio desse povo sofrido.

Na pagina “O Divino Amor na África”, colocamos o escrito de irmã Alaíde na íntegra, não deixem de olhá-lo, pois tem muitíssimo valor. Bom proveito e boa leitura!

Agradecemos à querida irmã pelo seu testemunho alegre e cheio de confiança.


A comunidade das irmãs missionárias
 Missão


A missão Filhas do Amor Divino em Rushooka, fundada em 25 de outubro de 1998, com o carisma de revelar o amor filial ao Pai e fraternal às pessoas, tem alguns projetos básicos:

1) Centro da Mulher Marta e Maria:

Esta missão corresponde plenamente à pratica de Me. Francisca Lechner, fundadora da Congregação. É coordenada pela Ir. Angelika Chyla, natural da Polônia, com a ajuda de 12 funcionários.

O centro está voltado para a mulher jovem, com formação na área doméstica (artes domésticas). O curso tem a duração de 2 anos, recebendo ano final um certificado, que lhes possibilita conseguir emprego com mais facilidade.

É dada especial atenção na aprendizagem de crochê, bordados, corte e costura, cozinha, tricô com maquinas, aulas formativas de inglês, educação religiosa, higiene, organização do lar e também a escrita da língua tribal local.

2) Unidade de Saúde Me. Francisca Lechner.

As irmãs, vendo a imensa necessidade de melhor qualidade de vida e movidas pelo amor misericordioso de Jesus, organizaram um trabalho preventivo e curativo na área da saúde em março de 1999, coordenado por Ir. Alaíde Mior. Atualmente Ir. Marlene Webles, também do Sul do Brasil é administradora e tesoureira.

Até hoje os pacientes chegam de todas as direções, de perto e de longe, com longas horas de caminhada, mas com o coração cheio de esperança e confiança de sentirem-se aliviados da dor física, psicológica e espiritual.

Todo e qualquer paciente é bem vindo e bem atendido. É dada atenção bem especial aos acometidos de Malária e aos portadores da AIDS.

Em 2010 o total geral de pacientes atendidos no ambulatório e comunidades chegou a 50.000.

São 3 irmãs e 10 funcionários que trabalham diariamente com incansável dedicação e alegria para não deixar nenhum paciente sem atendimento.

O ambulatório é mantido por uma quase insignificante contribuição de alguns pacientes, uma pequena ajuda anual do governo e algumas doações de instituições a través de projetos de ajuda. Também o ambulatório conta com a solidariedade temporária de algumas pessoas do exterior que visitam o local e se sentem profundamente tocadas pela situação real das pessoas que lá vivem.


Ir. Marlene Webles, também gaucha
trabalha junto com Ir. Alaide
no ambulatório
 O ambulatório criou dois projetos para geração de rendas para a manutenção própria: a abertura de um moinho e uma máquina para a produção de óleo de girassol. Isto também ajuda os alunos nas escolas, fornecendo-lhe a farinha de milho por preço mais acessível, que é a alimentação única do ano para o aluno. Acontecia que quando terminava a farinha na escola ou acabava o dinheiro para compra-la, as escolas eram fechadas, prejudicando assim o aprendizado dos alunos.

Também existe um projeto de criação de porcos para comprar a medicação para as mulheres viúvas aidéticas.

3) Educação Social

Coordenado por Ir. Bogdana Markic, natural da Croácia que, com a ajuda de seu pároco e paroquianos, constroem pequenas casas de barro para os mais miseráveis que não têm teto. É um trabalho divino, onde a misericórdia do Senhor encarnada nessas pessoas que ajudam é palpável.

4) Mensalidade escolar

Coordenado pela Ir. Vedrana Ljubic, natural da Croácia. Ajuda, atende e acompanha crianças e jovens a frequentar a escola primária, secundaria e até a universidade. Cientes de que a educação é básica para o futuro.

Não existe estudo gratuito, só estuda quem consegue um padrinho ou madrinha. Ir Vedrana se esmera muito na procura de pessoas e instituições para manter os alunos em aula. Todos eles ficam no internato para garantir a alimentação e melhores condições de estudo.

Vocações para a Vida Religiosa

São 12 anos de missão. Experiência vasta e muito preciosa para compreender bem o significado de pobreza, cultura, internacionalidade. Há muito sofrimento, mas este não é sinônimo de infelicidade.

Elas (as vocações) estão chegando através da promoção vocacional. São muitas as vocacionadas, mas muitas precisam de alguns anos para estudo acadêmico, o qual ainda é fraco.

O processo formativo das jovens requer muita paciência por parte das formadoras. Elas trazem uma bagagem de sofrimento, de consequências de castigos, das diferenças entre tribos, muitas delas se retraem e não são transparentes devido ao medo do castigo. Tudo isso deve fazer parte do currículo formativo para a libertação das jovens para uma vida religiosa feliz e bem integrada.

Ir. Alaíde Mior

Nenhum comentário: