English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Comentando a Regra do Carmo

PERSEGUIÇÃO


A expressão perseguição vem de Timóteo 2, capítulo 3,12. Jesus também foi perseguido e disse a seus discípulos que eles também seriam perseguidos. “Quem assume viver conforme Jesus viveu, não só será tentado, mas também perseguido. Paulo descreve as perseguições (2 Tim 3,12). A perseguição é uma consequência natural do Evangelho. Contra ele o lado mau se organiza e o persegue”.

Na História da Igreja a perseguição quase sempre esteve presente, sobretudo quando era preciso exercer a profecia, anunciando o Evangelho e denunciando as injustiças presentes na sociedade. A perseguição quase sempre termina com o martírio de quem se pôs a denunciar. Em sociedades hostis ao Evangelho, a fidelidade a ele era suficiente para ser martirizado. Podemos perguntar: “As carmelitas também foram perseguidas e martirizadas?” Sim. No céu temos muitas santas que foram fiéis ao seu estilo de vida e ao Evangelho e foram martirizadas. Na França temos uma comunidade toda, com exceção de uma, que foram martirizadas na perseguição direta da vida religiosa, Beata Teresa e companheiras. Na Espanha também temos mártires.

Quem é fiel ao Evangelho sempre é perseguido, porque o Evangelho incomoda a quem busca unicamente seus próprios interesses, isto é, está em busca de ter, do poder e do prazer, os grandes ídolos de sempre; e isto em deterioramento da dignidade humana. Deus não aceita o sacrifício de vidas humanas para o acúmulo de bens de uns poucos. A sociedade precisa ser evangelizada. Quanto mais próxima do Evangelho é uma sociedade mais humana e includente ela é. Ainda hoje, sobretudo na América Latina, os cristãos são perseguidos e mortos das mais diversas formas, pelo assassinato, pelo trabalho escravo, pelo trabalho de menores, pelo desemprego, pela fome, pelo exclusão de povos dos seus direitos, pela tortura de ser-lhes negado o direito a pronunciar suas palavras altamente justas e proféticas.

Como uma carmelita é perseguida hoje? Como ela vive este aspecto da Regra? Às vezes a perseguição pode se tornar interna se não formos fiéis ao Evangelho, ao nosso carisma, à fidelidade criativa e alguma irmã se vê impelida por Deus a exercer também entre as irmãs a profecia. É muito difícil viver e conviver com uma realidade assim, mas como no Carmelo se busca sempre estar em sintonia com o Evangelho, a realidade é amenizada e conduz à conversão e reconciliação. A comunidade também é vista com olhos suspeitosos se apoia projetos novos em vista do desenvolvimento de um mundo mais humano, justo, includente e feliz para todos.

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: