A VITÓRIA PROMETIDA
A vitória que esta luta promete, é uma vitória variada. Muitos aspectos da nossa vida são enriquecidos e protegidos.
1. Resistir contra as insídias do adversário.
2. “Ser conservado no temor de Deus”.
3. Amar a Deus totalmente e radicalmente.
4. Amar o próximo como a si mesmo.
5. Apagar as flechas incendiárias do maligno.
6. Agradar a Deus pela fé.
7. Esperar a libertação do libertador.
8. Libertação dentro do processo geral da libertação do povo.
9. Ser morada da Palavra de Deus no coração e na boca.
10. Fazer tudo à luz da Palavra de Deus.
Vemos assim como o Evangelho está plenamente dentro da Regra. É puro Cristianismo que a Regra propõe para ser vivido. Constatamos mais uma vez que a Regra é Palavra de Deus citada com abundância, liberdade e familiaridade. Tentando resumir o número sobre o combate espiritual, podemos dizer:
1. É um combate que exige: domínio do corpo e da mente; fé, esperança e caridade; vida embebida na Palavra de Deus.
2. Com estas armas se enfrenta: a tentação, a perseguição, a divisão (dia-ballo) do poder do mal. E se consegue resistir contra as insídias e apagar as flechas de fogo do maligno.
3. Este combate é a libertação pessoal do homem todo; é fonte de libertação para todos os homens; realiza-se dentro e junto do povo que luta.
A Regra une luta pessoal e luta coletiva, luta interior e luta exterior. Não separa o religioso, da vida, da Igreja, do poder do mal, do povo. Na história da Ordem, tudo isso foi muito espiritualizado. (cf. A REGRA DO CARMO p. 86)
Somente no silêncio a pessoa penetra nas profundezas de Deus. Somente no silêncio ela capta grandes relações, sente a dor, a busca, os anseios e a alegria do outro. Se nos afastamos, é para enxergarmos mais longe. Para abranger na totalidade do amor de Deus, o mistério do mundo tão carente de amor e de paz. O mistério dos homens e mulheres, nossos irmãos e irmãs. Especialmente dos excluídos. Nas dificuldades da vida nunca deixe de olhar mais além! No horizonte sempre brilha uma nova luz!
VOCAÇÃO
Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?
do Carmelo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário