English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comentando a Regra do Carmo

“Porque a vida do homem sobre a terra é uma contínua tentação (cf. Jó 7,1) e os que piamente querem viver em Cristo padecem perseguições (cf. 2Tm 3,12); e também porque o demônio, vosso adversário, como um leão rugindo, anda em continuado giro, buscando a quem devorar (cf. 1Pd 5,8), procurai com o maior cuidado vestir-vos das armas de Deus para poderdes resistir a seus assaltos(cf. Ef 6,11).


Cingi, pois, vossos corpos com o cinto da castidade (cf. Ef 6,14) e fortalecei vosso peito com pensamentos santos, pois está escrito: “A consideração santa te guardará” (cf. Pr 2,11 segundo os LXX). Deveis vestir a couraça da justiça (cf. Ef 6,14) para que, com todo vosso coração, com toda vossa alma e com toda vossa fortaleza, ameis ao Senhor vosso Deus (cf. Dt 6,5) e ao próximo como a vós mesmos (cf. Mt 19,19); 22,37.39).

Em todas as ocasiões haveis de armar-vos com o escudo da fé, com o qual possais rebater e extinguir os incendidos golpes do inimigo (cf. Ef 6,16), pois sem a fé é impossível agradar a Deus (cf. Hb 11,6). Ponde sobre vossas cabeças o capacete da salvação (cf. Ef 6,17) para que só do Salvador, que salva o seu povo de todos os pecados, espereis salvação (cf. Mt 1,21).

A espada, porém, do espírito, que é a palavra de Deus (cf. Ef 6,17), esteja sempre abundantemente (cf. Cl 3,16) em vossa boca e em vossos corações (cf. Rm 10,8), e tudo quanto fizerdes, fazei-o em nome do Senhor (cf. Cl 3,17; 1Cor 10,31) (Regra 16).

Os números 8 a 13 são o coração da Regra, os números 16 a 18 são o sangue da Regra. “Tratam de três assuntos importantes, atuais e muito difíceis”.

1. Encarar a vida como uma luta (16)

2. Procurar viver do próprio trabalho (17)

3. Lutar e trabalhar em silêncio (18)

Nestes três números “temos a confluência dos rios da tradição a passar pelo novo leito da vida dos mendicantes”. É nestes números que mais se usa a Bíblia: 40 vezes, num total de 72 citações (mais da metade) e também a tradição dos Padres.

O número 16 é o “resumo de uma longa tradição e é também uma colcha de retalhos de textos bíblicos. O mais importante é que, emprestando umas frases de São Paulo, coloca toda vida carmelitana em termos de luta, de combate sem trégua. Na origem da vida religiosa está exatamente a decisão de lutar contra o poder do mal, contra o satanás. Vamos ver de perto os vários aspectos. (Próxima semana)

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: