English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comentando a Regra do Carmo

OS MOTIVOS DA LUTA


Os motivos da luta que a Regra apresenta são três:

1. A vida na terra é uma tentação;

2. A vida em Cristo traz perseguição;

3. Cerco e assalto sofrido a partir do diabo que é como um leão.

Tentação, perseguição, assalto (devorar)! Para resistir a tudo isto, é preciso lutar.

TENTAÇÃO


"A morte nos espreita de muitas maneiras,
 sobretudo hoje na América Latina”.



A vida sobre a terra é uma tentação. Na Bíblia vemos como Jó foi tentado (Jó 7,1ss). Jesus também foi tentado no deserto durante 40 dias e 40 noites, mas não caiu na tentação. “A vida humana é tentada e ameaçada de dentro e de fora a se desumanizar, a entrar por caminhos que levam a ‘não vida’. São muitos e variados os atentados contra a dignidade da vida. Ou seja, pelo fato de você ter vida sofre a tentação. A morte nos espreita de muitas maneiras, sobretudo hoje na América Latina”.

Somos tentados pelos projetos da pós-modernidade a nos afastar do Evangelho, seguindo seus grandes ídolos do ter, poder e prazer, e marginalizar os pequenos, pobres e indefesos. Uma sociedade cada vez mais individualista é um atentado contra o Evangelho que quer vida fraterna e partilhada, sobretudo o pão de cada dia. A pós-modernidade tem seus valores que precisam ser discernidos por quem é seguidor de Jesus, e não se deixar levar pelas tentações fascinantes apresentadas como caminho real para a felicidade. Somos então contrárias a pós-modernidade? Queremos fugir dela como os primeiros monges fugiam do mundo? Não! Pois ela está dentro de nós e quer vencer-nos com seu aspecto sedutor e tentador. Ser fiel e permanecer fiel ao Projeto de Jesus traz uma vida de tentações. As tentações são tão sutis que vem apresentando-se como algo bom. É preciso estar alerta para não cair na tentação.

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: