English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Comentando a Regra do Carmo

“Abster-vos-eis de comer carne, não sendo para remédio de enfermidade ou debilidade do corpo. Mas porque vos é necessário mendigar com mais freqüência, para que não sejais incômodos e pesados às pessoas que vos hospedarem, quando fizerdes jornada podereis, fora de vossas casas, comer coisas cozidas com carnes; e, navegando, ser-vos-á lícito, no mar, o uso da carne” (Regra 15).


A Regra é clara, mas é sempre benigna e compreensiva, pois fora de casa podiam comer carne para que as outras pessoas não sofressem por causa da opção do carmelita de não comer carne. Não comer carne inclui os mesmos objetivos do jejum, como o espírito de penitência, a liberdade da mente, o controle de si, não se deixar levar, identificação com o povo que quase nunca come carne, preocupação com a saúde.

A Regra pede a abstinência de carne como uma penitência. A carne e alimentos preparados com ela são apetitosos, abstendo-se dela é um sacrifício, uma penitência que deve reforçar nosso esforço de conversão a Deus. A Regra também pede que não se coma carne para identificar-se com os pobres. Carne era comida de gente rica e o peixe naquela época era barato, comida de pobre. Hoje já não é assim. E como vivemos a abstinência hoje? É verdade, a Regra foi mitigada e o comer carne devido as novas exigências da vida contemplativa, como o trabalho e a fiel observância do dia a dia da carmelita exigem comer carne pois, é um alimento que nos sustenta por mais tempo. Abster-se não significa unicamente de carne. Podemos e devemos nos abster-se de muitas outras coisas como outros alimentos e coisas supérfluas. É preciso manter acesso dentro de nós o espírito de abstinência e não se perturbar demasiadamente com a letra da Regra, mas com o seu espírito, pois a letra mata e o espírito vivifica.

Um comentário:

Angela de Almeida disse...

Bom dia 🌹 Lindo texto que explica com delicadeza sobre penitência. Serve de inspiração para nossa vida. Um abraço apertado com meu afeto e admiração. Angela Terezinha Fonseca de Almeida de Caxias do Sul RS