English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 4 de setembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS NO CARMELO

Iniciamos o mês dedicado à Biblia, por isso, Ir. Rejane nos presentéia com uma belíssima reflexão sobre a Palavra de Deus no Carmelo. Bom proveito!
A Palavra de Deus ocupa no Carmelo um lugar de destaque muito especial. Ocupa no centro, o coração da carmelita. Sem Palavra de Deus não existe fé, nem espiritualidade, nem cristianismo. A Palavra é central na vida dos que creem. Ela é a revelação de Deus, de Si mesmo na história humana: Deus escolheu um povo, e a ele se revelou. Escolheu uma terra, a Terra Santa; lugar onde também tem origem a Ordem dos Carmelitas, isto é, o Monte Carmelo.

A Regra do Carmo, isto é, a Regra das carmelitas e dos carmelitas, onde aparece o propósito dos primeiros carmelitas de “viver em obséquio de Jesus Cristo” (Regra 2), cita com muita liberdade, familiaridade e em abundância a Palavra de Deus. Quando a Regra fala numa das questões mais importantes da vida da carmelita, que é a oração contínua, pede-nos que, “permaneça cada uma em seu quarto ou junto dele, meditando dia e noite na lei do Senhor (cf. Sl 1,2; Jo 1,8) e velando em oração” (cf. 1Pd 4,7. cf. Regra 8). Vemos assim na centralidade de nossa espiritualidade e carisma a Palavra de Deus, a lei do Senhor. É a Palavra de Deus que nutre nossa vida. É a ela que nos abrimos diariamente para escutar na Celebração Eucarística e na Liturgia das Horas a Palavra de Deus que a Igreja nos propõe para meditar e viver. Mas a Palavra de Deus está todo dia nos envolvendo e se tornando sempre nova e atual no cotidiano de nossa vida. Quem ilumina e alimenta nossa Oração Pessoal e Comunitária é a Palavra de Deus. Porém na vida da carmelita e de todo cristão a Palavra de Deus não deve fechar-se unicamente sobre o que está escrito na Bíblia, porque Deus falou e o que disse se concretizou: “faça-se a luz”, e a luz foi feita. Vemos assim que antes da Palavra ser escrita em pergaminhos e livros, ela era vivida por um povo que acolheu o chamado de Deus para ser seu povo. E, ainda mais, era transmitida oralmente de geração em geração até chegar até nós. Deus ainda tem muito a nos revelar. Não que Ele já não se tenha revelado plenamente em seu Filho Jesus Cristo, e sim porque nós somos pequenos e limitados, não conseguimos apreender de uma só vez, ou mesmo em muitas vezes o Mistério de Deus. É por isso que Deus ainda segue se revelando a nós. É preciso ter um coração em sintonia com o Coração de Deus, para poder na simplicidade de nossa vida ouvir o que Deus tem nos dizer e revelar de Si mesmo. Deus está em tudo, nos diz nossa fé. Está no simples fato de nós estarmos vivos. A vida é o grande lugar da revelação de Deus. A vida com tudo o que ela contém fala-nos de Deus, e podemos mesmo ouvir sua voz a falar em nosso coração. Os santos são grandes exemplos para nós. Souberam encarnar a Palavra de Deus no dia a dia e, ser teofania, revelação de Deus na história humana. Sejamos nós também Palavra viva de Deus, que transforme e dê à humanidade aquele brilho que Deus tanto sonhou e sonha para nós seus filhos e filhas: um mundo fraterno, solidário e feliz.

Ir. Rejane

Um comentário:

Clarissas - Lages-SC disse...

Belíssimo texto! Que a Palavra de Deus seja luz para a nossa vida!