English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Viver em obséquio de Jesus Cristo” é assumir a causa que Ele assumiu: “Veio para fazer a vontade do Pai”. A vontade do Pai é que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, verdade que é Deus e seu Reino. Fazer a vontade do Pai dentro do contexto de cada um, e, nós desde a América Latina é decidir-nos ao seguimento de Jesus como libertador, servindo-O com uma prática libertadora dos povos, do sistema que os oprime.

É estar ao lado dos últimos, dos excluídos, dos menos favorecidos e participar de suas lutas em busca da libertação e dias melhores. Deus é o Deus de todos, mas Ele abomina o pecado pessoal e social, a opressão dos poderosos sobre os pobres. Deus não tolera diferenças sociais que clamam aos céus. E seguir Jesus é colocar-se nesta dinâmica de se preciso for, dar a vida para que o mundo, a América Latina seja uma Grande Pátria, que tenha um rosto livre, feliz, libertado das injustiças e exclusão. Que seja um continente com um rosto de irmãos.

“Viver em obséquio de Jesus Cristo”, é colocar-se ao lado dos pobres, dos excluídos, dos marginalizados. Nada deve doer mais em nosso íntimo do que ver um irmão sem dignidade, desfigurado pela fome, pela exclusão, indo em busca de material reciclável, buscando pelas ruas de nossa cidade em seu pobre carrinho, cheio de papel, garrafas, e ainda pior, em busca de comida entre o lixo que os que têm mais jogam fora. Seguir Jesus é isto, é ter um coração compassivo, solidário, fraterno. E como uma carmelita de clausura pode segui-Lo assim? A Regra nos dá a infra-estrutura de como viver isto. O Carmelo nasceu assumindo a causa dos “menores”, que no início do século XIII eram os pobres. Os carmelitas se identificaram com eles e se tornaram mendigos. Até hoje continuamos uma Ordem de mendicantes que vivem apenas do necessário. Mas o Carmelo não possui uma rica mística e espiritualidade? Sim, porém toda mística e espiritualidade passam pela “opção preferencial pelos pobres” (Puebla).

Ir. Rejane

Um comentário:

Patrick disse...

Quando se olha para um morador de rua
Pensamentos vem
É um choque
É dor ver alguém sofrer
Ter compadecimento da irmã ou irmão
Nos faz humanos
Nos faz semelhantes a Deus
Deus este que também foi parecido
com um pobre morador de rua
Não tendo onde reclinar a cabeça,
seja na mocidade (Mateus 8:20),
seja na infância (Lucas 2:7).

Oração:
Senhor Jesus, em memória da falta de abrigo vossa,
faz que nos corações aja um lugar para vós morar.
Faz com que busquemos abrigo no esconderijo do Altíssimo,
à sombra do Onipotente (Salmos 91:1). Amém.