English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 18 de novembro de 2017

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017
“Não amemos os pobres apenas com palavras, mas com obras!”
Esperando e preparando a vinda do Cristo Salvador, os cristãos somos chamados a aproveitar as possibilidades que cada momento histórico nos oferece e, assim, contribuir para que o reinado de Deus avance. Ao definir o penúltimo domingo do tempo comum como Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco está a nos dizer que a espera do Reino de Deus implica no compromisso para eliminar a indiferença frente às vítimas da exploração e para sair decididamente ao encontro dos pobres, engajando-nos para que lhes seja feita justiça e os sofrimentos que lhes são infligidos sejam amenizados. Segundo o Papa, precisamos amar os pobres com ações, e não apenas com palavras ou orações.
Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017

Mesmo que algumas vozes se levantem e gritem diversamente, Deus confia plenamente na pessoa humana. E o testemunho mais claro e indiscutível dessa confiança é a encarnação do Filho seu, a assunção plena da nossa condição humana, com todas as suas tensões e possibilidades. Deus confia a nós não apenas uma doutrina a ser defendida e ensinada, ou uma mensagem a ser transmitida. Ele coloca em nossas mãos a tarefa de dirigir o curso da história e nela realizar seu Projeto. Jesus ilustra isso com a parábola dos talentos (ou tarefas), proposta à nossa reflexão neste domingo.
É o próprio Deus que chama seus administradores, entrega a eles seus bens e espera que cada um corresponda a esta confiança de acordo com suas próprias possibilidades. “A um ele deu cinco talentos, a outro deu dois, e ao terceiro, um.” A cada qual de acordo com a respectiva capacidade. A confiança do patrão é tão absoluta que ele viaja sem nenhuma preocupação. Deus sabe em quem coloca sua confiança! Mas é importante perguntar: o que ele espera daqueles que nele acreditam? Seria a simples multiplicação de horas de adoração, de doutrinas abstratas, de leis pesadas e morais estreitas?
Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017

Não! Eis o que ele pede e espera: “Vão e façam discípulos meus em todos os povos! Assim como o Pai enviou a mim, eu envio vocês!” Trata-se de anunciar e dinamizar o Reino de Deus acolhendo os pobres, consolidando a justiça, amando sem distinção. Deus espera que a confiança depositada em nós dê frutos! É por isso que Jesus coloca nos lábios do homem anônimo o elogio que o próprio Deus pronuncia diante dos fiéis que agem responsavelmente: “Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais! Venha participar da minha alegria!”

Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017

Confiança com confiança se paga! Mas a confiança responsável se mostra na capacidade de correr riscos, de sujar as mãos e encarnar-se na história, pois é nela que se esconde e se expande o Reino de Deus. O que Deus nos confia é um fermento, e o fermento cumpre seu destino somente quando se mistura à farinha e a faz a massa crescer. O que Deus nos confia é o dinamismo do seu amor, e o amor morre quando não é transformado em ação. É verdade que o que se espera de nos é uma responsabilidade serena e sóbria, mas isso não significa que podemos ser impunemente passivos!
Infelizmente, alguns mal-entendidos levam muitos cristãos a atitudes irresponsáveis. Em nome da defesa da fé, concebem, dão à luz e fazem crescer uma Igreja separada do mundo, centrada nas doutrinas e leis, seduzida por uma vaga ideia de alma, enamorada dos poderes elitistas e excludentes, obcecada por templos suntuosos e ricos ornamentos. E mais: gastam todas as suas limitadas forças no resgate de ritos e línguas de um tempo que não existe mais. Esta atitude é bem representada pelo sujeito que, mesmo tendo recebido sua parte de responsabilidade, age guiado pelo medo e enterra seus talentos.
Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017


Resultado de imagem para 33 domingo do tempo comum 2017
“Ajuda a Igreja de Cristo a reencontrar os perdidos caminhos da Pobreza. Ajuda-a na abertura de portas: que nenhuma seja fechada por ela, mas se abram todos os diálogos e irrompa hora nova e única para os teólogos, encarregados não só de aprofundar o Vaticano II, mas de preparar o Vaticano III... Ajuda-nos no esforço de levar à prática as decisões conciliares, sopro renovador da face da terra. Ajuda-nos a ajudar a humanidade no acerto do desencontro que a muitos pode parecer mania: o diálogo entre o mundo desenvolvido e o mundo subdesenvolvido...” Amém! Assim seja! (Dom Helder Camara)

Itacir Brassiani msf 

Nenhum comentário: