English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


terça-feira, 12 de setembro de 2017

MEMÓRIA DO JUBILEU AUREO

Nos preparando para abertura do ano jubilar Áureo da fundação do Carmelo na cidade de Santo Ângelo trazemos presente a carta mensagem das irmãs do Carmelo do Menino Jesu de Caxias do Sul por ocasião da Pedra fundamental. Assim elas se pronunciaram:

"Mensagem das Carmelitas Descalças do Mosteiro do Menino Jesus de Caxias do sul ao povo e à Diocese de Santo Ângelo
                Caríssimos irmãos em Cristo:
                Ao aproximar-se o dia feliz do lançamento da primeira pedra do CARMELO SAGRADO CORAÇÂO DE JESUS, em vossa cidade episcopal, queremos ter convosco o nosso primeiro contato, por meio destas linhas.
                Queremos saudar-vos afetuosamente, agradecendo de coração, a generosa acolhida que destes às humildes filhas de Santa Teresa de Jesus, abrindo as vossas portas para a fundação de um Carmelo em vosso meio.
                Este gesto de fé profunda, revela os sentimentos verdadeiramente religiosos desse povo irmão, que povoa toda a abençoada região missioneira, consagrada e regada pelo sangue bendito dos Mártires Riograndenses.
                O vosso incomparável Bispo, Dom Aloísio Lorscheider, veio pessoalmente, há três anos, pedir religiosas, para o futuro Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, de vossa cidade. Alegamos que isso seria difícil, pois somos pobres, e não dispomos de meios para construir um Mosteiro.
                Dom Aloísio, conhecedor da generosidade do seu povo, respondeu: "Santo Ângelo fará o Mosteiro para as Irmãs". E hoje, com indizível satisfação, tomamos conhecimento de que será lançada no dia vinte e nove do corrente, a pedra angular desse Mosteiro.
                Queremos, pois, agradecer, profundamente, a todos os que estão colaborando para essa obra, que, a nosso ver, é a obra das obras.
                Nosso Santo Padre Paulo VI, num de seus discursos destes últimos meses dizia: "É justamente agora, quando a Igreja passa por tão grandes reformas, que precisamos de almas contemplativas. Salvando o claustro, salvamos a Igreja!"
                Santo Ângelo, preludiando as reformas conciliares, parece que quis mostrar que a seiva vivificadora do cristianismo numa comunidade cristã, deve partir da profundidade da raiz, isto é, da vida de oração. Por isto está empenhada em fundar em sua cidade, um Cenáculo de oração e de sacrifícios, um oásis bendito de solidão e de prece, onde a toda hora, corações consagrados a Deus, elevam aos céus as suas mãos, implorando graças, agradecendo favores e atraindo bênçãos sobre todos os lares e sobre todas as almas. Pois, sabei, a alma contemplativa não é uma egoísta, que vive dobrada sobre si mesma, mas sim um apóstolo, uma missionária, que embora escondida, como a raiz da planta, fornece seiva vivificadora aos ramos e aos frutos.
                A finalidade primordial do Carmelo, no seio da Igreja, é sustentar essa mesma Igreja, pela oração e pelo sacrifício, e conservar o Sal da Terra, que são os ministros do Senhor.
                Oportunamente, Santo Ângelo será informado, pormenorizadamente sobre as finalidades de um Carmelo... Sobre a missão das Carmelitas numa Diocese, numa cidade... e sobre o apostolado direto que exerce um Carmelo, junto às almas e as famílias.
                O Carmelo pertence à comunidade. Portanto, toma parte em tudo, isto é, acolhe a todos, consola a todos. Quantos jovens e donzelas, quantos casais e quantos anciãos procuram, diariamente, o Carmelo, para a solução dos seus problemas, recebendo aí a ajuda e o conforto de que precisam em determinados momentos de sua vida.
                Feliz a cidade que possui um Carmelo, onde seus moradores possam buscar conforto e paz, nos momentos difíceis da vida.
                A alma contemplativa, que fala quase face a face com seu Deus, diariamente, é sensibilíssima aos sofrimentos dos seus irmãos, e torna-se, muitas vezes, a intermediaria entre Deus e os homens, reparando as falhas e alcançando as graças de que precisam.
                Deus recompense largamente a todos quantos estão colaborando para a construção do Carmelo Sagrado Coração de Jesus, de Santo Ângelo.

(Mosteiro da Carmelitas de Caxias do Sul, agosto de 1965)."

Nenhum comentário: