English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 23 de setembro de 2017

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

A Palavra de Deus alarga nossos critérios de justiça.
Resultado de imagem para bíblia sagradaAvançamos setembro adentro e continua vivo e atraente convite e dar atenção à Palavra de Deus. “Lâmpada para os meus passos é tua Palavra!” (Sl 119/118,105). Numa época em que a discussão sobre os direitos humanos, sociais, culturais, econômicos e ambientais continua sem consenso, Jesus Cristo nos propõe uma Justiça que não se orienta pela meritocracia, e estabelece firmemente o direito dos sem-direito. A Palavra de Deus necessariamente alarga nossos critérios de julgamento. É mesquinha a justiça que se propõe a dar a cada pessoa aquilo que lhe é devido, sempre estabelecido pelos dominadores.
A parábola do chefe de família que trata com igualdade seus empregados que tem diferentes horas de trabalho está literariamente situada logo após o episódio do jovem rico (cf. Mt 19,16-26), aquele que não aceitara a proposta de partilha inerente ao Reino de Deus, e que provocara o desabafo de Jesus: “Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus...” (19,23). Jesus vai adiante, e nos propõe um horizonte mais amplo e um exemplo concreto. Na parábola em questão, o chefe de família garante a todos os diaristas uma moeda de prata por dia, ou aquilo que é justo, que um trabalhado necessita para viver.
Resultado de imagem para PARÁBOLA DOS TRABALHADOR DA ULTIMA HORA
Alguns trabalhadores contratados começam a trabalhar bem cedo, outros às nove horas, outros ao meio-dia, alguns às três, e outros somente às cinco horas da tarde. A todos, o chefe de família promete um pagamento justo. Enquanto uns labutam um dia inteiro, outros empenham no trabalho apenas algumas horas da tarde. O patrão dá ao administrador a ordem de começar o pagamento por aqueles que haviam trabalhado um tempo mais curto. Aqueles que haviam sido contratados às cinco da tarde se aproximam, com grandes expectativas, mas cada um recebe uma moeda de prata...
Assistindo ao acerto de contas, e vendo o valor recebido pelos peões que haviam trabalhado apenas algumas horas, aqueles que haviam começado nas primeiras horas da manhã pensavam que necessariamente receberiam mais. E não ficam satisfeitos quando recebem o mesmo pagamento dado aos primeiros. À primeira vista, o protesto parece justo, e nosso desejo é fazer coro com eles. Afinal, fazer justiça não significa dar a cada um aquilo que ele merece? Não nos parece justo desconsiderar a diferença entre quem suportou o cansaço e o calor do dia inteiro e quem trabalhou apenas uma hora...
“Tu os igualaste a nós!” Este é o protesto daqueles que se acham no direito de receber mais. A questão não é se precisam ou não, se haviam combinado ou não um pagamento maior. A igualdade não lhes parece uma coisa justa. Não conseguem aceitar uma ética que tem como princípio estabelecer a igualdade fundamental de todos os seres humanos e garantir-lhes a vida mínima. Mas a Justiça do Reino, a Justiça de Jesus, considera que cada pessoa tem direito a receber aquilo que necessita para viver. Uma pessoa jamais perde a dignidade e o direito de ser respeitada e tratada como como sujeito de direitos.
Resultado de imagem para PARÁBOLA DOS TRABALHADOR DA ULTIMA HORAO evangelho de hoje deixa uma pergunta no ar: os peões que se consideram os primeiros e têm dificuldade de aceitar que os últimos sejam igualados a eles não estariam com ciúme da generosidade de Deus? Jesus sublinha que Deus é Pai e sempre age guiado pela sua bondade e não pelos nossos mesquinhos merecimentos. Ele trata cada uma das suas criaturas segundo aquilo que necessitam, e não segundo estreitas leis que ditam o que elas fizeram por merecer. Não esqueçamos que é muito forte ainda hoje a tendência de imaginar um Deus que age com violenta frieza e pune os mais fracos, como se ele fosse um simples reflexo das nossas relações excludentes e violentas.
 Jesus Cristo não deixa dúvidas: Deus dá absoluta prioridade àqueles que as sociedades costumam colocar em último lugar. “Comecem pelos últimos...” Este é o caminho que devem seguir os administradores públicos, privados e eclesiais! Este ensinamento pode parecer muito duro e contrário à corrente das nossas convicções. De fato, desafia as hierarquizações e os sistemas construídos sobre o princípio do mérito, sempre prontos a premiar algumas poucas pessoas bem-sucedidas e a culpabilizar as maiorias, condenando-as violentamente a uma vida que nem merece esse nome.
Deus pai e mãe, bom e compassivo com todas as criaturas: que teu Espírito regue a semente da tua Palavra a fim de que ela germine e frutifique em nós! Que a tua justiça generosa ilumine os julgamentos dos cristãos e das Igrejas. Que a inversão das prioridades em função dos últimos se faça verdade em todos os níveis. Que nós não poupemos esforços para defender os direitos dos humanos e de toda a criação. Oxalá aprendemos de vez que que para os cristãos a posse de bens é licita somente quando está em função da generosidade que dá a cada pessoa aquilo que ela necessita para viver dignamente.  Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf 

Resultado de imagem para PARÁBOLA DOS TRABALHADOR DA ULTIMA HORA

Nenhum comentário: