English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 2 de setembro de 2017

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Resultado de imagem para jesus de nazaré
O caminho da vida plena passa pela doação de si mesmo!
A atitude contraditória de Pedro, mesmo depois de ter professado sua fé em Jesus e ter sido elogiado por ele, nos previne contra todo triunfalismo, inclusive o triunfalismo papal. Como Pedro, muitos de nós desejamos desesperadamente impedir que Jesus realize sua missão pelo caminho do serviço e da cruz, e acabamos sendo uma pedra de tropeço na sua missão.  No domingo em que iniciamos o mês da Bíblia, descobrimo-nos todos aprendizes na escola de Jesus, colocando-nos atrás dele, e chamados a não entrar na lógica excludente do mundo (cf. Rm 12,2).

Resultado de imagem para jesus de nazaré

A resposta de Pedro à pergunta de Jesus havia sido formalmente correta, e até corajosa: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Mas a salvação, que é a realização plena da pessoa humana e da história, não depende unicamente da ortodoxia das declarações! Por isso, assim que Pedro termina sua profissão de fé e recebe o elogio, Jesus aparentemente muda o tom da conversa e começa a falar do seu futuro próximo: ele havia tomado a firme decisão de ir a Jerusalém, apesar dos riscos que isso representava; lá sofreria muito nas mãos das autoridades religiosas; acabaria sendo morto, mas depois ressuscitaria. A ênfase de Jesus não está no anuncio da ressurreição mas da paixão, de um Deus despojado!
Resultado de imagem para jesus de nazaré

Com este anúncio, Jesus quer corrigir os resquícios de um certo messianismo triunfalista, do qual os próprios discípulos estavam imbuídos, e mostrar outra imagem de Messias: ele é o Servo que sofre solidariamente e o Profeta perseguido. É aqui que Pedro tropeça e faz tropeçar. Com uma ousadia sem precedentes, “levou Jesus para um lado e o repreendeu. Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” A tradução ameniza um pouco as palavras duras de um Pedro atordoado que intima, adverte e ameaça Jesus, como se Pedro e não Jesus conhecesse a vontade de Deus...

Resultado de imagem para jesus de nazaré

O que Pedro não consegue admitir é um Messias sem poder e crucificado, um Messias pobre e rejeitado, humano e servidor. O que ele não consegue aceitar é uma Igreja sem glórias e sem sucesso, chamada a correr o risco da profecia; uma Igreja que ao invés de se aliar aos poderes sofre nas mãos deles. Também aqui Pedro é porta-voz dos discípulos de todos os tempos. Como é difícil pensar as coisas ao modo de Deus e como é fácil, cômodo e atraente pensar as coisas ao modo dos homens! Coisas de Deus são a compaixão, a solidariedade e o serviço; coisas dos homens são a indiferença, o sucesso e o poder.
Resultado de imagem para jesus de nazaré

Há um discernimento que sempre desafiada os discípulos e discípulas de Jesus. A cruz não é simplesmente uma imposição à qual Jesus não pode escapar, mas a um caminho que todos devemos trilhar. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” E tomar a cruz significa, em primeiro lugar, assumir a condição das pessoas desprezadas e colocadas à margem, assim como daquelas que resistem e enfrentam os poderes que as marginalizam e oprimem; e em segundo lugar, a possibilidade e a disposição de dar a vida, de sofrer a morte por amor.

Resultado de imagem para jesus de nazaré

A expressão “renuncie a si mesmo” não agrada a muita gente. Seria possível entender esse mandamento de modo positivo e emancipador, não como desprezo por tudo o que é original, pessoal e individual? Não se trata de negar o que há de mais pessoal e original em cada indivíduo, mas de libertar-se da ideologia de sucesso que nele se aninha. A questão é: negar os interesses mesquinhos, os sonhos infantis de sucesso e onipotência, ou negar o Messias, a compaixão? Pedro teve dificuldades de negar ou renunciar às suas próprias ideias de onipotência e de sucesso e acabou negando Jesus e sua proposta.

Resultado de imagem para jesus de nazaré

Isso não significa contrapor coisas materiais e coisas espirituais, vida terrena e vida eterna, mas escolher o caminho do amor a si mesmo a ponto de excluir do nosso horizonte os outros e Deus, ou o caminho do amor aos outros e a Deus a ponto de esquecer as mais promissoras vantagens pessoais. São dois amores, duas cidades, dois projetos de civilização, dois caminhos opostos de realização humana. É nesse horizonte que Paulo pede que evitemos a acomodação às estruturas deste mundo, que transformemos nossa maneira de pensar e prestemos culto a Deus mediante o dom da nossa vida.

Resultado de imagem para jesus de nazaré

Deus, pai e mãe, vida que se perde por amor. Salva-nos da ideologia religiosa, tão triunfalista quanto medrosa e subserviente frente aos esquemas do mundo. Suscita comunidades de homens e mulheres enraizados na tua santa Palavra, humanamente maduros, com corações, mentes e mãos conformadas a Jesus de Nazaré. Ansiamos por um tal fogo aceso no coração das pessoas e no coração do mundo. Desejamos seguir os passos do teu filho no despojamento de si e no serviço alegre e solidário aos últimos. É esta graça que vale mais que a vida. É isso que procuramos desde a aurora, e é isso que nos basta. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf 

Nenhum comentário: