English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 29 de abril de 2016

SANTA CATARINA DE SENA

Image result for santa catarina de senaCatarina, desde muito pequenina ouvia o chamado de Deus. Ela que passou sua infância em silêncio, penitência e oração. Não se preocupava com as coisas com que normalmente dispendiam seus familiares. Ainda com sete anos, ansiando entregar-se exclusivamente a Deus, sem nenhuma ligação com o mundo aborrecedor dos homens, Catarina suplicou à Virgem Maria que a conservasse casta, a fim de tornar-se esposa de Jesus. “Amo-O com toda minha alma – dizia a Nossa Senhora – e prometo a Ele e a Ti jamais aceitar outro esposo”.

Para fugir de seus pais, que queriam vê-la casada, Catarina cortou sua longa cabeleira, sem lhes dizer uma palavra. Pois esta estava decidida a ser esposa unicamente de Cristo.

Enquanto pensava na vida religiosa das grandes Ordens, São Domingos apareceu-lhe em sonho e prometeu-lhe, que, mais tarde ela iria ser recebida na sua grande família espiritual.
Image result for santa catarina de sena 
Aos 16 anos, depois de muitas instâncias, Catarina foi admitida, então, na Ordem Terceira de São Domingos. E não demorou muito para que sua vida de virtudes atraísse as pessoas à sua volta. Em torno dela, disse o Papa Bento XVI, “foi-se constituindo uma verdadeira família espiritual”. Ela, que amava a todos, com um coração verdadeiramente maternal.

E foi nesta entranha maternal que Catarina, naquele tempo, em que a terrível peste corporal assolava por toda a parte e uma outra peste espiritual, não menos deplorável, provocavam uma enorme decadência no seio da Igreja, ajudou em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com essa peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão.

Uma Santa que sequer sabia ler e escrever… Mas o Senhor a dotava de graças extraordinárias que ia permitindo-lhe cumprir perfeitamente a sua missão na Igreja e no mundo.

Image result for santa catarina de senaAssim lhe dissera Jesus: “Minha filha bem-amada, dei-te uma vida nova. A minha graça transbordando, para o teu corpo, comunicar-lhe-á um modo de existência extraordinário e obrarás prodígios maravilhosos… A tua linguagem será outra, o teu espírito esclarecido. Viajarás; viverás entre a multidão; alguns enviar-vos-ei a ti, outros enviar-te-ei a eles. Levarás o meu nome aos nobres e aos clérigos e aos Pontífices. Governarás o povo cristão a fim de que a tua fraqueza confunda os orgulhosos. Por ti salvarei muitas almas. Não temas nada, eu estou contigo”.

E de fato, ela não temeu! Santa Catarina ditava as suas numerosas e variadas cartas, simultaneamente a dois ou três secretários. Ditava sem interrupção e sobre assuntos diferentes e a pessoas também diferentes: ao Papa, a Cardeais, a eclesiásticos e a leigos de ambos os sexos.

Porém, a obra mais extraordinária, foi o intitulado “O Diálogo”, inteiramente ditado em êxtase e contém o que o eterno Pai se dignou comunicar-lhe nesses momentos de êxtase.
Image result for santa catarina de sena 
Por fim, esta grande Santa da Igreja, dotada de dons místicos e que chegou a receber os estigmas dolorosos da Paixão, morreu em Roma, em 1380, a 29 de Abril.

Em 1979 o papa Paulo VI, proclamou-a Doutora da Igreja, que iluminou e ilumina com sua vida santa e sua doutrina toda a Igreja.

Esta é Santa Catarina de Sena, que ela rogue por nós!

Nenhum comentário: