English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 16 de abril de 2016

4º DOMINGO DA PÁSCOA

Image result for BOM PASTOR

Ideia principal: Vejamos o coração misericordioso de Cristo, o Bom Pastor. E como devemos ser as ovelhas.
Síntese da mensagem: Das várias imagens que tentam descrever quem é Jesus para nós (Cordeiro, Senhor, Rei, Pedra angular, Luz, Verdade, Porta…), neste quarto domingo da Páscoa Jesus se apresenta para nós como o Bom Pastor, seguindo o capítulo 10 do evangelho de João. Pastor que conhece, ama, alimenta, defende e dá a vida pelas ovelhas. E as ovelhas, por sua parte, escutam a sua voz e o seguem, isto é, obedecem-lhe.
Pontos da ideia principal:
Image result for BOM PASTOR

Em primeiro lugar, Cristo é Pastor para todos (1 leitura). Para todo tipo de ovelhas: sãs e doentes, calmas e rebeldes, nutridas e desnutridas, fortes e fracas, mancas e íntegras, perdidas e fiéis, merinas e de boa lã ou montesinas e de boa carne. Ovelhas que Ele conhece muito bem, ama-as com ternura e misericórdia, seguem-no com alegria, alimenta-as diariamente com a vida eterna e as sacia nas fontes de águas vivas dos sacramentos e as defende com o cajado da Igreja para que o lobo não as arrebate do seu aprisco. Pastor que vai na frente, guiando-nos no caminho. Jesus nos conhece e nos ama, adapta-se a cada um, ajudando-nos de acordo com as nossas necessidades e debilidades. Num rebanho, algumas ovelhas são lentas e preguiçosas, outras são muito ansiosas e rápidas; algumas estão enfermas, outras mancas, algumas têm tendência a se perder, outras a se desviar. Jesus é cuidadoso no guiar cada pessoa, com infinita compaixão e misericórdia, às pastagens da vida verdadeira e perdurável. Pastor que sabe que foi o seu Pai que colocou nas suas mãos estas ovelhas (evangelho).
Image result for BOM PASTOR

Em segundo lugar, quais são as condições para pertencer ao rebanho de Cristo Pastor de todos e para todos? “As minhas ovelhas escutam a minha voz…e elas me seguem”. Escutar e seguir o Pastor. Escutá-lo com a inteligência e segui-lo com a vontade. Escutar o seu ensinamento, contido nos santos evangelhos e explicado pela Igreja. Conhecê-lo com a nossa inteligência e assim poder amá-lo, tendendo a Ele com todo o impulso da nossa vontade. Quem se resistir a escutar a voz deste Pastor caminha decididamente à sua própria perdição. Toda a Escritura é um reiterado convite a escutar. Na primeira leitura Paulo e Barnabé falam à cidade de Antioquia e foram muitos os que os escutavam, tantos que provocaram a inveja e palavras injuriosas nos que estavam com os ouvidos fechados à Boa Nova da ressurreição. Para escutar este Pastor se necessita humildade e silêncio interior. E para seguir a voz desse Pastor se necessita docilidade, para se deixar modelar pela sua doutrina, tornando-se cera mole nas suas mãos. Aqui entra o trabalho do Espírito Santo que vai modelando em nós, se permitirmos, a imagem de Cristo, exortando-nos a sair daquele vício ou pecado, da mediocridade, da tibieza, e a nos desprender do homem terreno e aspirar às coisas celestes. É preciso seguir o Pastor, é preciso seguir o Cordeiro aonde quer que Ele for, fazendo nossas as suas palavras, tendo a sua mesma mente e o mesmo coração.

Image result for BOM PASTOR

Finalmente, Pastor, que antes foi Cordeiro (2 leitura) que se imolou na Cruz para com a sua morte nos dar a vida eterna e abrir para nós as portas do céu. Esse Pastor também foi primeiro Cordeiro que se sacrificou para purificar e santificar todas as ovelhas. Desde a fonte dos sacramentos nos salpica com o seu sangue abençoado que nos limpa. O que este Cordeiro ganhou para nós? A segunda leitura de hoje nos responde: preparou-nos o caminho para as pastagens eternas, o céu. Uma enorme multidão, impossível de contar,“formada por gente de todas as nações, famílias, povos e línguas”. Todos estão de pé, diante do trono do Cordeiro, com túnicas brancas e palmas nas mãos, louvando-o de maneira incessante. Ali, no céu, as suas ovelhas já não padecerão fome nem sede, nem serão oprimidas pelo sol e pelo calor, pela injustiça e pela maldade dos lobos. Agora vivem felizes do lado do Pastor- Cordeiro. E ali ninguém nos arrebatará das mãos do seu Pai Celestial.

Para refletir: Estou convencido de que Cristo me quer como sou, inclusive nos meus momentos maus e defeituosos? Imito Jesus o Bom Pastor na educação dos meus filhos, ou como professor, e em tudo o que eu fizer? Sou ovelha dócil, receptiva ou rebelde e arisca?

Image result for BOM PASTOR


Para rezar: rezemos o salmo 23:
Image result for BOM PASTORO Senhor é o meu pastor;
Nada me falta.
Em verdes pastagens me faz repousar,
À águas tranquilas me conduz,
E renova as minhas forças,
Levando por caminhos retos
Em honra do seu nome.
Se eu andasse por vales escuros,
Ainda assim não terei nenhum medo,
Porque está meu Senhor junto a mim;
O seu cajado me sustenta e me dá confiança.
Preparaste para mim um banquete
À vista dos meus inimigos;
Perfumaste a minha cabeça;
E o meu cálice transborda.
A tua bondade e o teu amor me acompanham
Todos os dias da minha vida,
E na casa do Senhor habitarei, por tempos sem fim.

Image result for BOM PASTOR

Comentário sobre a liturgia do Pe. Antonio Rivero, L.C., Doutor em Teologia Espiritual, diretor espiritual e professor de Humanidades Clássicas no Centro de Noviciado e de Humanidades da Legião de Cristo em Monterrey (México).


Nenhum comentário: