English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 3 de abril de 2016

DOMINGO DA MISERICÓRDIA

Image result for jesus misericordioso pngPRINCIPAIS ELEMENTOS DA DEVOÇÃO
 A JESUS MISERICORDIOSO

No seu significado original, devoção quer dizer “dedicação”. No culto da misericórdia a palavra assume preferencialmente este sentido. Se tratasse apenas de “práticas devotas”, arriscaríamos nos encontrar com a figueira do Evangelho (Marcos), 11,21), luxuriante de folhas e sem frutos.
Não é, por isso, uma das tantas “devoções”: é antes de tudo aquela total dedicação que representa a síntese moral e ascética de todo o cristianismo. A tal dedicação fomos “consagrados” no dia do batismo. Uma devoção particular, neste sentido, servirá a despertar em cada um de nós a consciência da devoção à Deus e ao próximo.
Essas observações são feitas antes de penetrarmos no conhecimento da mensagem confiada pela misericórdia de Deus à irmã Faustina. As suas “visões”, as suas “revelações” são sempre privadas, mas o conteúdo nos põe de fronte à mensagem cristã como tal, de modo que somos obrigados a cada passo a nos confrontar com a mesma.

A imagem sacra — “Jesus, eu confio em vós”
Image result for jesus misericordioso pngA missão da irmã Faustina Kowalska iniciou-se em 1931, quando o misericordioso Salvador lhe apareceu em característica visão. Ela vira de fato Jesus envolto em uma túnica branca. Tinha a mão direita alçada no ato de abençoar enquanto a esquerda pousava no peito, onde a túnica  levemente aberta deixava sair dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. A irmã fixou em silêncio o olhar surpreso no Senhor: a sua alma, de início espantada, sentia progressivamente exultante felicidade. Disse-lhe Jesus: Pinta uma imagem de acordo com o modelo que vês com a inscrição embaixo:
Jesus, eu confio em vós! Desejo que esta imagem seja venerada primeiro na vossa capela, e depois no mundo inteiro.
Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também a vitória sobre os inimigos já nesta terra mas especialmente na hora da morte.
Eu mesmo a defenderei como a minha própria glória.
Depois, Jesus completa suas próprias explicações. Digna de atenção é esta:
Ofereço aos homens um recipiente com o qual deverá vir buscar graças na fonte da misericórdia. O recipiente é esta própria imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em vós! (n. 327)
A pedido do seu diretor espiritual, irmã Faustina perguntou ao Senhor qual era o significado dos dois raios que tanto se destacavam na imagem. Eis a resposta:
Os dois raios representam o sangue e a água. O raio pálido representa a água que justifica as almas, o vermelho representa o sangue, vida das almas. Ambos os raios saíram das entranhas da minha misericórdia quando na cruz, o meu coração agonizante na morte foi aberto com a lança.
Image result for jesus misericordioso pngEstes raios defendem as almas da ira do meu Pai. Feliz aquele que viver sob a proteção deles, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus. ( 299)
Em outras ocasiões, Jesus voltou a falar sobre a imagem. Resumimos aqui algumas de suas palavras a este respeito:
O meu olhar naquela imagem é igual ao meu olhar na cruz. (n. 326)
Mediante esta imagem concederei muitas graças às almas; ela deve recordar as exigências da minha misericórdia, pois que a fé, mesmo se fortíssima, nada adiantará sem as obras. (n. 742)
Os quadros dedicados à divina misericórdia na pessoa do Salvador são hoje numerosos, mas nem todos são igualmente bem realizados; alguns são decididamente feios. A este propósito, porém, a Irmã Faustina já tivera a garantia de Jesus:
Não na beleza da côr, nem na habilidade do artista, mas na minha graça está o valor desta imagem. (n. 313)
Image result for jesus misericordioso png
A imagem de Jesus Misericordioso deve desempenhar na devoção um duplo papel. Em primeiro lugar, ela é, — para nosso Senhor — o instrumento pelo qual distribui as graças; não é a imagem que dá as graças, mas Jesus através de imagem; a imagem não tem nenhum poder autônomo- Para as pessoas, no entanto, essa imagem deve servir como vaso para haurir as graças da fonte da Misericórdia.
Em segundo lugar, a imagem é, por expressa vontade de Jesus, o sinal que deve lembrar a exigência de Cristo de praticar a misericórdia. Visto que esse segundo papel da imagem infelizmente muitas vezes é esquecido, e a simples veneração da imagem sem atos de misericórdia não é a devoção que Cristo desejava, os devotos da Misericórdia devem atender à exigência de Cristo de não deixarem passar nenhum dia sem ao menos um ato de misericórdia: pela ação, pela palavra ou pela oração.
Desse segundo papel da imagem decorre uma conclusão prática, evidente e muito importante: Jesus espera e exige que a oração confiante à Misericórdia diante dessa imagem esteja ligada com um exame de consciência de como cumprimos as exigências de Cristo de realizar ao menos um ato de misericórdia por dia.
Image result for jesus misericordioso png
A FESTA DA MISERICÓRDIA DIVINA.

O diário de irmã Faustina contém pelo menos quinze ocasiões nas quais se refere ao pedido do Senhor para que seja estabelecido em toda a igreja, oficialmente, a “Festa da Misericórdia”. Ele declara:
Desejo que a Festa da Misericórdia seja um refúgio e abrigo para todas as almas especialmente para os pobres pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da minha misericórdia, derramo todo um mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha misericórdia; a alma que se confessar e comungar alcançará o perdão total das culpas e castigos; nesse dia estão abertas todas as comportas Divinas, pelas quais fluem as graças; que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate. A minha misericórdia é tão grande que por toda a eternidade não a aprofundará nenhuma mente, nem humana, nem angélica. Tudo que existe saiu das entranhas da minha misericórdia. Toda alma refletirá em relação a mim, por toda a eternidade, todo o meu Amor e Minha Misericórdia desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo da Páscoa. 
Image result for jesus misericordioso png
A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha misericórdia (n.699).
Entre todas as manifestações exteriores da devoção, a Festa da Misericórdia ocupa o primeiro lugar: Já na revelação inaugural Nosso Senhor deu a conhecer a sua vontade de que essa festa fosse estabelecida. Dedicou a ela 15 revelações. Exige de Irmã Faustina que essa festa seja precedida de uma novena de Terço à Misericórdia, e até ditou-lhe pessoalmente uma belíssima novena, destinada, no entanto, sobretudo para o seu uso próprio. Deu a essa festa tamanha importância que na revelação 43 disse: “O Meu Coração se alegra com essa festa”. 
Image result for jesus misericordioso pngA festa da Misericórdia deve ser comemorada no primeiro domingo depois da Páscoa. A escolha desse domingo, bem como o desejo expresso de Jesus de que nesse dia os sacerdotes façam sermões sobre a Misericórdia Divina sobretudo a respeito daquela que Deus nos concede por Cristo, indica que Jesus vê uma relação estreita entre o mistério pascal da nossa redenção e essa festa: ela é destinada para que reflitamos nesse dia sobre o mistério da Redenção como a maior manifestação da Misericórdia Divina diante de nós. Essa relação entre a Festa da Misericórdia e o mistério da Redenção foi também percebida por Irmã Faustina, quando escrevia em 1985:

“Agora vejo que a obra da Redenção está ligada com a obra da Misericórdia, que o Senhor está exigindo”.

Nenhum comentário: