English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 23 de abril de 2016

5º DOMINGO DA PÁSCOA

Image result for o maior mandamento de deus

Ideia principal: A caridade é a contrassenha e a novidade do cristianismo.
Síntese da mensagem: Nas leituras de hoje o adjetivo novo saiu cinco vezes. Quatro vezes na segunda leitura, e uma vez no evangelho. O antigo- antônimo de novo- já terminou (2 leitura). É o chamado a viver uma vida nova na fé. Mas sobretudo, viver o mandamento novo da caridade. Aqui está a novidade e a contrassenha do cristão: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.
Pontos da ideia principal:

Image result for o maior mandamento de deus

Em primeiro lugar, este Comentário sobre a liturgia do Pe. Antonio Rivero, L.C., Doutor em Teologia Espiritual, diretor espiritual e professor de Humanidades Clássicas no Centro de Noviciado e de Humanidades da Legião de Cristo em Monterrey (México). Perguntemos aos santos e aos mártires: a Santo Estevão, a Santa Inês, a Santo Inácio de Antioquia, a São Maximiliano Maria Kolbe, a Santa Maria Goretti, ao beato Miguel Pro, etc.

Image result for o maior mandamento de deus


Em segundo lugar, onde reside a novidade deste mandamento? Antes de Cristo, claro que existia o amor. Assim lembra Jesus ao letrado que lhe perguntou pelo primeiro mandamento da lei: “Amarás ao Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente. Este é o preceito mais importante; mas o segundo é equivalente: amarás ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37-39). Contudo, se existia esse mandamento, era pura teoria, um ideal abstrato. Era simplesmente algo distinto. Certamente, teve homens que se amaram também antes de Cristo; mas, por que? Porque eram parentes, porque eram aliados, amigos, pertenciam ao mesmo clã ou ao mesmo povo: ou seja por algo que os ligava entre si, distinguindo-os de todos os demais. Agora tem que ir além: amar os que nos perseguem, amar os inimigos, os que não nos cumprimentam e nem nos amam. Isto é, amar o irmão por si mesmo e não pelo útil que ele possa resultar para nós. É a palavra “próximo” a que mudou o conteúdo: dilatou-se até compreender não só quem está perto de nós, mas também cada homem ao qual podemos nos aproximar.

Image result for o maior mandamento de deus

 Novo é, portanto, o mandamento de Cristo porque novo é o seu conteúdo. Novo também, porque Jesus acrescentou isto: Amai-vos, como Eu vos amei”. Não podia existir um modelo ato perfeito de amor no Antigo Testamento. E, como nos amou Jesus? Com um amor generosíssimo, sem limites, um amor universal, e misericordioso; amor que sabe transformar o mal em ocasião de amor maior, como fez Jesus na sua Paixão e Morte.

Image result for o maior mandamento de deus

Finalmente, o Catecismo da Igreja Católica no número 1856 assinala a importância vital da caridade para a vida cristã. Nesta virtude se encontram a essência e o núcleo do cristianismo, é o centro da pregação de Cristo e é o mandado mais importante (cf. Jo 15, 12; 15,17; Jo 13, 34). Não se pode viver a moral cristã deixando de um lado a caridade. A caridade é a virtude rainha, o mandamento novo que Cristo nos deu, portanto é a base de toda espiritualidade cristã. É o distintivo dos autênticos cristãos. A caridade é a virtude sobrenatural pela qual amamos Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor a Deus. 

Image result for o maior mandamento de deus

É a virtude por excelência porque o seu objeto é o mesmo Deus e o motivo do amor ao próximo é o mesmo: o amor a Deus. Porque a sua bondade intrínseca, é a que nos une mais a Deus, fazendo-nos parte de Deus e dando-nos a sua vida (cf. 1 Jo 4, 8). A caridade dá vida a todas as outras virtudes, pois é necessária para que estas se dirijam a Deus. Sem a caridade, as outras virtudes estão como mortas. A caridade não termina com a nossa vida terrena, na vida eterna viveremos continuamente a caridade. São Paulo menciona sobre a caridade em 1 Cor. 13,13; e 13,87. Ao falar da caridade, tem que falar do amor. O amor “não é um sentimento bonito” ou a carga romântica da vida. O amor é buscar o bem do outro. A caridade é mais do que o amor. O amor é natural. A caridade é sobrenatural, algo do mundo divino.

Image result for o maior mandamento de deus

 A caridade é possuir em nós o amor de Deus. É amar como Deus ama, com a sua intensidade e com as suas características. A caridade é um dom de Deus que nos permite amar na medida superior às nossas possibilidades humanas. A caridade é amar como Deus, não com a perfeição com que Ele o faz, mas sim com o estilo que Ele tem. Referimo-nos a isto quando dizemos que estamos feitos à imagem e semelhança de Deus, por termos a capacidade de amar como Deus.

Image result for o maior mandamento de deus

Para refletir: 1 Cor 13, 4-7: “O amor é paciente, é bondoso. O amor não tem inveja; o amor não é jactancioso, não é arrogante. Não se comporta indecorosamente; não busca as suas próprias coisas, não se irrita, não considera o mal recebido. O amor não se regozija com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor não passa jamais. Mas se existem dons de profecia, acabar-se-ão; se existem línguas, cessarão; se existir conhecimento, acabar-se-á”. A minha caridade o meu amor têm estas características? Tenho pregado este distintivo na minha vida cristã?

Image result for o maior mandamento de deus

Nada melhor do que o Hino de São Francisco, onde se resume a essência do amor.
Fazei-me um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio que eu leve o vosso amor;
Onde houver injúria que eu leve o vosso perdão, Senhor;
Onde houver dúvida que que leve a fé.
Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado.
Fazei-me um instrumento da vossa paz;
Que eu leve esperança por onde for
Onde houver escuridão que eu leve a luz

Onde houver sofrimento que eu leve o vosso gozo, Senhor.
Image result for o maior mandamento de deus

Comentário sobre a liturgia do Pe. Antonio Rivero, L.C., Doutor em Teologia Espiritual, diretor espiritual e professor de Humanidades Clássicas no Centro de Noviciado e de Humanidades da Legião de Cristo em Monterrey (México).

Nenhum comentário: