English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ROSÁRIO: ORAÇÃO BÍBLICA E CRISTOLÓGICA

Resultado de imagem para nossa senhora do rosárioUma das objeções que se faz ao rosário é que ele se constitui apenas em uma oração de devoção, na qual as pessoas repetem sempre a mesma coisa. Importa lembrar que toda a contemplação dos mistérios do rosário está fundamentada na Palavra de Deus.
Na carta apostólica O Rosário da Virgem Mana, João Paulo II explica: “O Rosário, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica  ou seja, tem Cristo como centro. E ele fala que a presença de Maria na oração é um ato de louvor a Deus, pela encarnação redentora, louvor este que a Mãe de Jesus expressa pelo Magnificat.
Por meio do rosário, o povo cristão frequenta a escola de Maria para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor”, diz o papa.
Resultado de imagem para nossa senhora do rosárioA referência bíblica e a centralidade da pessoa de Jesus, na oração do rosário, são um apelo a que se faça uma pausa para a meditação e a contemplação dos mistérios enunciados. É recomendado que eles sejam lidos na Bíblia para que cada fato fique mais bem elucidado.
Em cada passagem dos mistérios, é importante a observação do que acontece com os personagens, a visualização do cenário e, sobretudo, o entendimento do que Deus tem a falar, incentivando em todos a escuta da Palavra.

ORIGEM DO ROSÁRIO

Resultado de imagem para nossa senhora do rosárioO rosário é uma devoção muito antiga e sua história é muito extensa. Construído ao do tempo, baseia-se na oração dos Salmos, origem da oração da Igreja.
A palavra rosarium, do latim medieval, quer dizer jardim de rosas, A rosa tinha um simbolismo muito grande por sua beleza e pelo valor curativo a ela atribuído. Muitos poemas se referiam a Maria como um jardim de rosas. Daí surge o rosário, que vem de rosa, flor que ocupa o primeiro lugar entre todas, assim como Maria é a primeira entre as criaturas.
Resultado de imagem para nossa senhora do rosárioNas suas origens, o rosário chamava-se saltério de Nossa Senhora e de Jesus Cristo”. Reunia 150 rosas em homenagem a Maria, representando os Salmos, que na Bíblia são em número de 150.
Os monges que não sabiam ler tinham dificuldade em participar da recitação dos 150 salmos e do breviário, então começaram a rezar 150  pai-nossos, que depois foram substituídos por 150 ave-marias. E para contar tal quantidade de orações, essas pessoas carregavam numa bolsa 150 pedrinhas ou pedacinhos de madeira, ou ainda faziam nozinhos em cordões, como uma coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora. Com o passar do tempo, um monge agrupou as ave-marias em dezenas, intercaladas por um pai-nosso.

Resultado de imagem para nossa senhora do rosário
Em 1571, na batalha de Lepanto, num movimento levantado para a descristianização da Europa, o papa Pio V percebeu claramente a proteção de Nossa Senhora. Essa vitória foi atribuída a Maria, no dia 7 de outubro, data em que, mais tarde, passou a ser celebrada a festa de Nossa Senhora do Rosário.


(Fonte: Livro Rosário em Família - Helena Corazza fsp)

Nenhum comentário: