English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 11 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA APARECIDA

Neste dia 12 de Outubro celebramos Nossa Senhora Aparecida. partilhamos algo sobre a sua história.

Image result for NOSSA SENHORA APARECIDAA IMAGEM
A imagem da Virgem Maria, venerada em Aparecida, feita de barro cozido, ou terracota, é de cor escura e mede 39 centímetros de altura. Porque foi encontrada rio rio Paraíba recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida, a que apareceu nas águas. Ela representa Nossa Senhora da Conceição. Dai o seu título completo ser Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Image result for NOSSA SENHORA APARECIDAEstamos acostumados a vê-Ia revestida de rico manto azul, bordado de ouro e pedras preciosas, adornos que lhe foram acrescentados por ser a Rainha e Padroeira do Brasil.
Quem esculpiu a Imagem da Senhora Aparecida? Não se sabe com certeza, mas os entendidos dizem-na paulista, de arte erudita, provavelmente da primeira metade do século XVII.

Image result for NOSSA SENHORA APARECIDAA estatuazinha, de traços delicados, se apresenta com um sorriso nos lábios, descobrindo os dentes da frente, O rosto arredondado tem uma covinha noqueixo, O penteado trabalhado cai em duas peque nas tranças ladeando a fronte ampla. Nos cabelos aparecem flores e na testa há um diadema com três pérolas pendentes. As mãos postas, pequenas e delicadas, são como as de uma menina.  As mangas, simples e justas, vão até o punho. A túnica e o manto são pregueados e chegam ao chão. Aos pés, estão uma cabecinha de anjo e a meia-lua, como geralmente é representada a imaculada Conceição.

Image result for NOSSA SENHORA APARECIDAO material humilde e a cor escura da Imagem têm um significado muito próprio: a Senhora Aparecida, a serva do Senhor, solidariza-secamos escravos e com os mais abandonados, das quais é especialmente mãe. Visse um escritor que o castanho escuro de sua cor é a tonalidade em que interferem as cambiantes das cinco raças do mundo. É uma mensagem anti-racista, uma proclamação do universalismo católico, que abrange todos os tipos humanos, sem predominância de uns sobre os outros. É o sentido ecumênico da Igreja”.

Image result for NOSSA SENHORA APARECIDAA Virgem, através da linguagem desta estatuazinha, pede-nos amor fraterno, solidariedade cristã, respeito à dignidade humana. Ela própria é a Imaculada, a mulher sem mancha de pecado, exemplo de pureza.

A água na qual foi encontrada a Imagem sempre foi símbolo do batismo, da purificação, de novo nascimento para a vida de fé e conversão para Deus.

Fonte: manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida Padres Redentoristas.

Nenhum comentário: