English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PARA VÓS NASCI - V CENTENÁRIO DE TERESA DE JESUS N. º 1


 
Como é do conhecimento de muitos, Santa Teresa de Jesus é a fundadora do Carmelo Teresiano, a OCD; assim nós nos assinamos no final de nosso nome, que quer dizer: Ordem do Carmelo Descalço, por que surgiu exatamente num momento da história da Igreja que nas Ordens Religiosas havia este movimento, o da descalces, uma espécie de refontização da Vida Religiosa que havia se afastado um tanto do seu ideal do seguimento de Jesus. Por muito tempo Teresa foi chamada de Reformadora do Carmelo. Ainda há quem assim a denomina, mas o aprofundamento sobre a obra do Espírito Santo realizada nela e através dela na humanidade, faz-nos perceber e concluir que o Espírito Santo realizou nela é realmente algo novo, singular, original no Carmelo, que sim, já existia, há séculos. O Carmelo começou a existir como movimento leigo desde 1189, no final das Segundas Cruzadas, na Terra Santa, e teve sua Regra aprovada por Inocêncio IV a 1. º de outubro de 1247.
Mas então, o que é Teresa no Carmelo? Vamos dizer que o Carmelo é como uma árvore. Em Teresa o Espírito Santo suscita um novo broto que dará frutos novos, com sabores novos, com novas peculiaridades, mas serão sempre frutos com o sabor da origem, "daquela casta de onde viemos", para nos servirmos de palavras suas. Ou então, o Carmelo é como um rio. Em Teresa ele abriu um novo leito, corre por outros caminhos, mas a água é a mesma: a do silêncio, da solidão, da vida fraterna, da oração e da missão. Apenas para citar alguns aspectos, os mais importantes, com certeza. Como vemos, não apenas reforma, arruma o que não estava conforme o Carisma, mas dá a tudo isto um toque peculiar, cria algo novo, discerne o que está ultrapassado, acrescenta, descobre, amplia, projeta a obra para ir sempre em frente: “Agora começamos e procurem ir começando sempre, e de bem para melhor”, como nos diz no livro das Fundações. Assim podemos sem sombra de dúvidas chama-la de Fundadora, pois o próprio São João da Cruz reconheceu nela a mãe do Carmelo Descalço, e mãe é aquela que gera vida nova. Portanto estamos vivenciando a graça singular de estarmos vivos fazendo memória da vida daquela que foi fecundada pelo Espírito Santo e que gerou e deu corpo e expressão ao que hoje a humanidade chama carinhosamente o Carmelo de Teresa,  e consequentemente o Carmelo de Jesus, pois Teresa é de Jesus, e Jesus de Teresa, como nos fala a poesia do êxtase de Teresa que mais tarde você vai conhecer.
Teresa de Ahumada nasce em 28 de março de 1515, em Ávila, Espanha. É o V CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO que estamos celebrando. Mais tarde já religiosa deixa-nos esta significativa poesia: "Nas mãos de Deus"; com o refrão que tão bem retrata este acontecimento e que é o lema do seu centenário: "VOSSA SOU, PARA VÓS NASCI, QUE MANDAIS FAZER DE MIM?". Aos poucos vamos publicar toda esta linda poesia, para que você possa meditá-la e assim rezar com ela; avaliar sua vida e dispor-se como ela para o que Deus quer realizar em você.
BOA MEDITAÇÃO!!!

Nenhum comentário: