English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 9 de outubro de 2016

AS CARTAS DE SÃO PAULO NOS ESCRITOS DA BEATA ELISABETE

O ‘Último Retiro’ da Beata Isabel da Trindade
Image result for beata elisabete da trindadeUm dos textos mais densos e extensos deixados pela Beata Elisabete da Trindade se chama Último Retiro (UR). O texto ao qual Elisabete da Trindade dá este título é resultado das anotações feitas durante ou a partir do seu último retiro, dentro da "grande viagem" de "preparação para a vida eterna", uma espécie de "noviciado no céu", entre os dias 16 e 31 de agosto de 1906. As anotações esboçam mais sua vida interior em geral que as meditações e orações feitas nos dias referidos.
Estas anotações demonstram um claro sentido de autobiografia e traduzem o espírito predominante durante as duas semanas de retiro. Parece que, através delas, Elisabete quer compartilhar e ensinar sua vocação ou ofício de ser "louvor de glória" de Deus, nome que escolheu para si, inspirada em Paulo Apóstolo. Mais que reflexões e fórmulas, o que a Beata Elisabete partilha são os horizontes que se lhe abriram nos intensos dias de retiro e preparação para sua Páscoa/Travessia definitiva.
O Último Retiro nasce da sede que Elisabete sente de ser verdadeira diante de Deus, da decisão de doar-se sem reservas ao crucificado. Neste sentido, é como um grito de amor perante um Deus que é amor, um grito que surge do fundo de um abismo sem fundo (cf. UR 1). Por serem anotações quase íntimas, podemos compreender perfeitamente a presença da questão do sofrimento e da sua identificação com o "Crucificado por amor". Elisabete descobre o amor escondido na cruz e busca resolutamente a identificação com o Cristo crucificado. Por isso, este testemunho literário revela uma fé centrada em Jesus Cristo. Ela se refere a Cristo como o "Verbo encarnado, crucificado por amor".
Image result for beata elisabete da trindadeNas anotações do Último Retiro, Elisabete comunica também a experiência de uma presença forte e marcante de Deus em sua vida e, ao mesmo tempo, de uma comunhão muito íntima com ele. Sente-se chamada a ser o "louvor de sua glória", ou seja: a identificar-se e conformar-se com Ele no louvor e na adoração, a participar generosamente da imensa sinfonia cósmica que celebra o louvor universal das criaturas.
Finalmente, nas referidas anotações Elisabete mostra também um impressionante deslumbramento com a experiência de Deus presente nas cartas paulinas, especialmente nas cartas aos Efésios e aos Colossenses (das 173 citações ou alusões a textos bíblicos, 81 são das cartas paulinas, sendo 25 da carta aos Efésios e 13 da carta aos Colossenses), e nela encontra claramente o plano de Deus a seu respeito. Por isso, Elisabete acolhe as cartas como se fossem a ela dirigidas, guarda e medita em seu coração o que ouve e lê, imitando Maria (cf. UR 2; 40).

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: