English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 27 de setembro de 2015

INTENÇÃO MISSIONÁRIA


Missões sem fronteiras
Image result for catequistas catolicosNos meses de agosto e setembro, meses de verão, de descanso e de reflexão nas latitudes ocidentais, porém também de encontros missionários e de incessante atividade evangelizadora em outras latitudes, convergem quatro intenções missionárias de fundo social, religioso e evangelizador, que mostram uma preocupação pelo voluntariado, os jovens, as periferias existenciais, os catequistas. Cada uma destas intenções encerra um amplo conteúdo e se abre a horizontes universais. São os novos horizontes aos quais o papa Francisco quer abrir a atividade missionária da Igreja.

Image result for catequistas catolicosEnumeramo-las: Agosto: 1)Para que os que colaboram no campo do voluntariado se entreguem com generosidade ao serviço dos necessitados”. 2) “Para que, saindo de nós mesmos, saibamos fazer-nos próximos daqueles que se encontram nas periferias das relações humanas e sociais”. Setembro: 3)“Para que cresçam as oportunidades de formação e de trabalho para todos os jovens”. 4) “Para que a vida toda dos catequistas seja um testemunho coerente da fé que anunciam”.

O voluntariado
Image result for catequistas catolicosO voluntariado é uma das forças mais vivas de evangelização com que conta hoje a Igreja. Dá-se em todos os âmbitos, desde a saúde, a assistência social, ao compromisso diretamente missionário. São muitos os que dão gratuitamente seu tempo aos mais necessitados, aportam meios profissionais, inclusive econômicos e muita ilusão. E são também muitos os que ofereceram suas vidas no altar de uma luta arriscada para combater as grandes bolsas de pobreza e de analfabetismo, em um serviço generoso que quer mudar a sociedade.
O voluntariado ultrapassa as fronteiras da Igreja. Muitos nem sequer são crentes. Porém conduz-lhes um profundo sentido de solidariedade, que tem suas raízes no humanismo cristão. É um serviço desinteressado aos mais necessitados, que dignifica a humanidade inteira e que tem pontes entre a Igreja e o extenso mundo da evangelização. A missão da Igreja não tem fronteiras, abre-se ao mundo inteiro.

As periferias existenciais
Image result for catequistas catolicosA evangelização das periferias existenciais é a ideia central de todos os discursos do papa Francisco sobre a missão da Igreja. Já em seu discurso aos cardeais no pré-conclave de 9 de março de 2013, Bergoglio afirmava: “Evangelizar supõe na Igreja a ousadia de sair de si mesma. A Igreja está chamada a sair de si mesma e ir até as periferias, não só as geográficas, senão também às periferias existenciais: às do mistério do pecado, às da dor, às da injustiça, às da ignorância e marginalização, às do pensamento, às de toda miséria”.
Aquele discurso delineava como antecipação o programa de seu futuro pontificado. O cristianismo deve dirigir-se sobretudo aos pecadores, aos afastados, ao filho pródigo. Os que estão longe do ‘centro’, que não é a Igreja como instituição, mas Cristo. As ‘periferias existenciais’ são formadas por aqueles que, pobres social e espiritualmente, vêem-se privados do amor de Deus e dos homens. Daí a importância de sair para ir ao encontro do outro, às periferias, que são lugares, porém são sobretudo pessoas em situações de vida especial. Estas são as verdadeiras periferias existenciais, onde não está Deus, as quais a Igreja missionária tem de acudir.

Os jovens
Image result for catequistas catolicosTanto o voluntariado como a saída às periferias existenciais, por suas mesmas características de solidariedade e de compromisso missionário, tem cada dia maior arraigo entre os jovens. São jovens que cultivam os valores morais, cristãos e evangélicos, dos quais está tão necessitada nossa sociedade atual. Eles mesmos são conscientes deste déficit moral, que se traduz na profunda crise do trabalho de nossa sociedade. E sentem a falta de trabalho como uma perda de sua dignidade humana.
Por isso a intenção missionária enfatiza a necessidade de um trabalho e de uma formação para os jovens. Eles são a força viva de nossa sociedade. De novo o papa Francisco denuncia a precariedade da situação do trabalho como uma cicatriz de nosso sistema econômico. “É necessário reafirmar que o trabalho é uma realidade essencial para a sociedade, para as famílias e para os indivíduos, e que seu principal valor é o bem da pessoa humana, uma vez que a realiza como tal, com suas atitudes e suas capacidades intelectuais, criativas e manuais... O trabalho não tem somente um fim econômico e de benefícios, senão antes de tudo um fim que garante ao homem sua dignidade! E se não há trabalho essa dignidade está ferida! Qualquer pessoa sem emprego ou subempregada corre, de fato, o perigo de que a coloquem a margem da sociedade e de converter-se assim em uma vítima da exclusão social” (20.03.14).

Image result for catequistas catolicosOs catequistas
A última intenção missionária é um chamado aos catequistas para que deem testemunho de sua fé, como meio para transmiti-la. Não se trata tanto de ensinar uma doutrina, como de viver uma fé. A prática da catequese oscila frequentemente entre dois modelos que não são de todo adequados: o modelo doutrinal e o modelo experiencial. Para um delineamento mais equilibrado haveria de ter presentes dois critérios: a primazia da vivência sobre o ensinamento e a primazia do testemunho sobre a doutrina. “Ensinai a rezar, rezando; anunciai a fé, crendo; dai testemunho com a vida” (29.06.15).
Fr. Ciro Garcia, OCD

Nenhum comentário: