English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 5 de setembro de 2015

23º DOMINGO COMUM

                                          Resultado de imagem para bíblia sagrada católica

Iniciando o mês da Bíblia, somos interpelados a abrir nossos ouvidos a um Deus que continua falando, despertando e conduzindo à vida plena. Não se trata de dar atenção a simples textos, por mais belos e profundos que sejam; o essencial é manter uma relação dialogal com Deus. Mais que adoração e louvor, ele espera de nós escuta e resposta. Que o Senhor abra nossos ouvidos e solte nossa língua, como faz no evangelho de hoje. Não sejamos como os discípulos que, tendo olhos e ouvidos perfeitos, não conseguem ver e ouvir a novidade realizada por Jesus Cristo (cf. Mc 8,18).
                                Resultado de imagem para bíblia sagrada católica

A Palavra de Deus nos revela os elementos irrenunciáveis à fé que recebemos da comunidade apostólica. E um deles é o casamento inseparável entre fé e vida. A salvação é a transformação de uma situação de carência em abundância e vitalidade. Quando uma religião se perverte em pura doutrina ou moral inflexível, se torna uma perigosa faca amolada que ameaça e fere. Quando uma igreja esconde suas próprias contradições, corre o risco de se tornar intolerante, e quando se refugia em intimismos, trai sua vocação humanizadora e acaba fazendo da indiferença uma virtude.
                                              Resultado de imagem para bíblia sagrada católica

A presença de Deus é dinamismo de mudança, e a Palavra de Deus está ali para testemunhar que ele ouve clamores, conhece sofrimentos, abre os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos, desce para fazer subir, congrega os dispersos, acolhe os desprezados, ressuscita os mortos... O cristianismo não é formol que conserva corpos mortos, mas sementeira na qual germina a vida. Também hoje Jesus quer tocar com sua mão a língua daqueles que falam com dificuldade e curar o ouvido de quem não consegue ouvir os outros. E começa curando nossa dificuldade de escutar e entender sua Palavra...
                                                  Resultado de imagem para bíblia sagrada católica
Marcos nos apresenta Jesus percorrendo caminhos que, para algumas pessoas, parecem estranhos. A região de Tiro, Sidônia e da Decápole era habitada por pagãos. Com a passagem de Jesus brilham novas possibilidades de vida para a filha de uma mulher nascida na Fenícia e para um surdo-mudo anônimo. Não teria Jesus o que fazer entre os seus conterrâneos? Por que desperdiçar tempo e palavras com gente sem importância? Em sua peregrinação no santuário das dores e esperanças humanas, Jesus sempre dá prioridade absoluta aos últimos da escala social, aos pobres e desprezados.
                                                 Resultado de imagem para bíblia sagrada católica

Não falta gente que desejaria excluir da bíblia textos como a carta de São Tiago, que pede que em nossas comunidades  não façamos distinção de pessoas em favor dos ricos e nobres. “Não foi Deus que escolheu os que são pobres aos olhos do mundo para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu àqueles que o amam?” Este é um princípio fundamental e uma bela experiência dos primeiros cristãos: a fé em Jesus glorificado não pode admitir distinção de pessoas em benefício dos mais fortes ou considerados nobres. Os critérios do Evangelho são outros...
                                            Resultado de imagem para jesus curando os enfermos

Acolhendo um pagão doente e necessitado e tocando seus ouvidos e sua língua, Jesus despreza as prescrições religiosas e sanitárias. Ele rompe a distância, toca o doente, o contágio é revertido e o surdo-mudo é curado. Mas Jesus faz questão de não agir sob os refletores e câmaras. Faz o contrário de muitos que hoje, em nome de Jesus, transformam a fé em espetáculo e inventam curas ao vivo e a cores, escarnecendo dos doentes, manipulando a fé do povo necessitado e extorquindo deles os poucos recursos que lhe sobram. E a multidão ficou entusiasmada diante da compaixão de Jesus.
                                               Resultado de imagem para jesus curando os enfermos

Estamos um pouco como aquele homem que falava com dificuldade. Nossos ouvidos parecem surdos às Palavras que escapam da nossa lógica e questionam nossos interesses. Nossa língua parece presa, especialmente quando se trata de defender os direitos humanos e recriar o Evangelho da liberdade e da humanização. Um nacionalismo anacrônico e anti-evangélico, ativado especialmente na semana da pátria, nos induz perigosamente a imaginar que ser brasileiro significa ser superior e melhor que outros povos. Precisamos que Jesus Cristo toque nossos ouvidos, coloque sua saliva em nossa língua, converta a nossa mente e libere a nossa comunicação.
                                  Resultado de imagem para jesus curando os enfermos

Jesus, tu és compassivo em tudo o que fazes e verdadeiro em tudo o que dizes. Não podemos calar esta Boa Notícia, mesmo quando seu anúncio traz riscos. Abre nossos ouvidos à tua santa Palavra, para que não desistamos de crer e de esperar o belo e santo dia em que os estropiados dançarão alegremente, a língua dos mudos explodirá numa solene melodia coral e o duro chão das instituições será regado e amolecido pela água benfazeja do teu Evangelho. Que teu corpo e sangue nos alimentem e ajudem a transformar em lavoura e jardim a terra hoje ocupada pelos chacais. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: