English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 12 de abril de 2015

PROCISSÃO DAS IRMÃS COM IMAGEM DE SANTA TERESA NA CELEBRAÇÃO DO V CENTENÁRIO

V CENTENÁRIO PARA CELEBRAR

Existiu uma mulher que viveu num tempo no qual, muito mais que agora, os homens controlavam a história, impulsionados por uma sede insaciável de poder que os levava a enfrentar-se em inúmeras guerras, explorando povos inocentes. Ela viveu atrás dos muros de um convento de clausura, e ali, chegaram-lhe tristes notícias que falavam de confrontos, mesmo entre os que professavam sua mesma religião, de pessoas que morriam sem conhecer o Deus que ela amava.

Tocou assim, toda a dor do mundo, toda a dor de um tempo, contemplou-o enquanto lhe parecia não poder fazer nada, porque ela era uma mulher e somente por sê-lo já era suspeita, porque apenas lhe deixavam pronunciar uma palavra, porque aqueles que haveriam de escutá-la não a levariam em consideração, julgando-a incapaz.

Essa mulher se chamou Teresa de Jesus e hoje 28 de marco de 2015 se completam 500 anos de seu nascimento. Como nós agora, ela também soube que a história é dirigida por uns poucos, porém nunca acreditou que não poderia mudar nada. Essa é talvez a principal diferença entre nós e ela.

Colocada frente a Deus, conheceu-o como Amigo e Mestre, como Livro Vivo no qual compreender a sua própria verdade e a verdade do mundo. Em Cristo, seu Amado, Deus se revelava a ela preocupado pela história, preocupado pelos os homens e mulheres de todos os tempos, preocupado por ela.

Teresa soube que, dando sua vida por todos, Jesus lhe tinha marcado um rumo e lhe pedia que seguisse suas pegadas e que, caminhando junto a Ele, também ela poderia ajudar a mudar a história, para transformar a cidade terrena em cidade de Deus, a desenhar sobre este mundo o Reino. E se pôs a caminho.

Fundou pequenas comunidades de mulheres empenhadas em demonstrar ao mundo que o amor pode mudar o rumo da história. Nelas, as suas filhas viviam (e ainda vivem agora) amando-se umas as outras, capazes de renunciar a tudo em favor dos outros, sem impor-se, sem ceder à tentação da cobiça e à preocupação exagerada por nós mesmos que acaba por fazer-nos desentender-nos dos outros, sabendo que todo homem e toda mulher é um companheiro de caminhada cuja vida é uma palavra que eu tenho que respeitar e ouvir.

Celebrar o V Centenário de Santa Teresa é, acima de tudo, lançar-nos para descobrir que entre as cinzas desse mundo ainda incendeiam as brasas de outro mundo possível, muito mais justo e mais humano. Recordá-la tem o poder de tornar-te consciente de quanto podes fazer para que mudem as coisas, se te decides mudar a ti mesmo, optar por uma vida mais simples e mais comprometida, mais de acordo com o Evangelho de Jesus, o Evangelho do amor.

Dessa maneira, conseguiremos que o Centenário não seja uma simples "celebração arqueológica" ou uma escapadela romântica a um passado glorioso do qual se sente saudade, e conseguiremos convertê-lo em um tempo de renovação espiritual e de reativação espiritual, de rejuvenescimento.

Celebrar assim este aniversário nos ajudará, da mão de Santa Teresa para enfrentar o presente e o futuro com coragem, com criatividade e com decisão, apostando em um mundo  mais justo, mais solidário, no qual cada pessoa possa descobrir que é única e irrepetível, que é amada e que é chamado para ser feliz, mas que não  o será se se fecha em si mesma e não é capaz de abrir-se para Deus e para os outros.

Em suma, ao aproximar-nos de Teresa de Jesus, encontramo-nos com uma grande mulher que desperta um interesse universal e atemporal e que é extremamente atual porque, por sua vez, aprofundou as galerias da alma e se preocupava para atender as misérias mais imediatas. Foi capaz de sobrepor-se a todo gênero de esforços, fadigas e perseguições para fundar e reformar um grande número de conventos que constituem um precioso e rico legado cultural e humano. Esta indubitável comunhão entre uma profunda fé e uma enorme capacidade crítica é refletida em seus escritos, que, sem a necessidade de grandes artifícios nem retóricas desnecessárias e só com a maestria e simplicidade que tem os grandes artistas, converteu-se em uma das dimensões mais altas da literatura espanhola.









Nenhum comentário: