English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 14 de setembro de 2014

Festa da Exaltação da Santa Cruz

Jesus Cristo na Cruz
Hoje a Igreja celebra a exaltação da Santa Cruz, dia em que podemos meditar o grande amor de Deus por nós como diz a oração da Liturgia desta festa: “ Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção”. Partilhamos a homilia dos sermões de Santo Andre de Creta que está na liturgia das horas para que todos possam rezar e celebrar esta festa crescendo no amor a Deus e crendo na salvação trazida por Cristo em sua Cruz.

A glória e exaltação de Cristo é a Cruz

Celebramos a festa da cruz; por ela as travas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo com razão tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.

Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos fama. Nele, por provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.

Senhor JesusE, portanto, grande e preciosa a cruz. Grande porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto, pelos milagres e sofrimentos de Cristo, mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão; e vitória porque o diabo ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.

Jesus fez brilhar a esperança da vida eternaE chamada ainda de glória de Cristo, e dita a exaltação de Cristo. Vemo-la como o cálice desejável e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a cruz seja glória de Cristo, escuta-o a dizer: Agora, o Filho do homem é glorificado e nele Deus é glorificado e logo o glorificará (Jo 13,31-32). E de novo: Glorifica-me tu, Pai, com a glória que tinha junto de ti antes que o mundo existisse (Jo 17,5) E repete: Pai  glorifica teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na cruz.

Que ainda a cruz seja a exaltação de Cristo, escuta ao que ele próprio diz: quando eu for exaltado, atrairei então todos a mim (cf. Jo 12,32). Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.
             fotos de jesus carregando a cruz

SALVE CRUZ NOSSA ÚNICA ESPERANÇA.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

Unknown disse...

Uma data tão especial que alguns ainda celebram.
Cristo terá sido um louco que se entregou nas mãos dos homens.
Os Seus amigos maltrataram-No
Hoje esquecem-No e voltariam a fazer o mesmo.
Afinal esta é também a nossa cruz do esquecimento do amor e da partilha do respeito e do pão.