English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aniversário de Fundação do Carmelo



Neste dia 17 de setembro celebramos o aniversário de fundação de nosso Carmelo Sagrado Coração de Jesus. Para fazermos memória de tão grande dádiva de Deus, 46 anos de fundação, partilhamos um pouco de nossa história.

UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE
                A amizade é um sentimento, ou mais que isso, é um compromisso, uma admiração, uma estima, uma apreciação, um marcar presença. Fruto disto tudo, que existiu entre três pessoas de ideais nobres, nasceu o Carmelo Teresiano em terras missioneiras. São elas: Dom Aloísio Lorscheider, Prof. Marcelo Mioso e Madre Teresinha do Menino Jesus.

Primeiro sonhos... depois projetos... realidade em 17 de setembro de 1968.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Professor Marcelo Mioso
                O Prof. Marcelo residia com sua família na cidade de São Leopoldo – RS, perto do Carmelo. Cristão autêntico e grande admirador da vida contemplativa. Desde sua primeira visita ao Carmelo ficou sendo um grande benfeitor e amigo de Madre Teresinha.
 
 
Por motivos particulares mudou-se para a cidade de Santo Ângelo – RS. Apesar da distância a amizade continua através da correspondência.

Em 1951 é fundado o Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, pela comunidade do Carmelo de São Leopoldo, Irmã Teresinha faz parte do grupo fundador.

Sagrado bispo em 20 de maio de 1962, Dom Aloísio Lorscheider, assumiu a Diocese de Santo Ângelo, como seu primeiro bispo. Ao tomar posse da mesma passou a morar perto da residência do Prof. Marcelo, de quem era grande amigo. Este em uma visita que lhe fez, confidencia-lhe: “Dom Aloísio, antes de morrer desejo realizar dois grandes sonhos: o primeiro é de custear as despesas da formação de um sacerdote, e o segundo depende muito do seu consentimento. A respeito disso podes dar-me resposta positiva ou negativa quando quiser.” Dom Aloísio quis saber imediatamente do que se tratava. Ao tomar conhecimento que era a fundação de um Carmelo, concordou plenamente. Deu sua licença, mas com a condição de que, a fundação saísse dentro do menor prazo possível.

A 13 de julho de 1962, Dom Aloísio visitou pela primeira vez o Carmelo em Caxias do Sul. Fala com Madre Teresinha sobre a fundação do Mosteiro em sua Diocese. Esta lhe adverte que a comunidade não tem recursos financeiros. Ao que ele responde: “O povo de Santo Ângelo fará o Mosteiro para as irmãs”. Diante disto a fundação foi aceita por ela.
 
Madre Teresinha e o casal Mioso
Madre Teresinha como verdadeira filha de Santa Teresa, possuía um grande espírito missionário, que a levou a trabalhar com todas as suas forças para que o Carmelo Sagrado Coração de Jesus, em terras missioneiras se tornasse realidade. Dizia: “Esta terra é missioneira, onde os Três Mártires, Roque Gonzales, Afonso Rodrigues e João del Castilho, deram suas vidas na evangelização dos índios. Por isto, irmãs, tendes uma grande missão a cumprir... aproximar as pessoas desta Diocese da fonte de Vida e de santidade, que é o Coração de Jesus!... Esta é vossa missão! Esta é a finalidade deste Mosteiro.”
A escolha do nome também tem um por que. Argumentava Madre Teresinha: “Será Carmelo Sagrado Coração de Jesus e não do Sagrado Coração de Jesus. O Carmelo é o Coração de Jesus aberto para acolher indistintamente todas as pessoas que dele se aproximarem. As irmãs que aqui vivem devem ser de tal maneira que Jesus encontre realmente suas delícias em estar com os filhos dos homens... que o seguimento de Cristo seja caracterizado pela pobreza evangélica, vida de trabalho, para ganhar o pão com o suor do próprio rosto, de sacrifícios e muita oração e santidade de vida.
ESCOLHA DO TERRENO
Madre Teresinha acompanhada de mais uma irmã, viajou pela primeira vez a Santo Ângelo a 20 de maio de 1963. A escolha do terreno recaiu sobre uma linda colina fora da cidade, no lugar mais alto desta. Uma bela e descampada colina. O sonho do Professor Marcelo estava se concretizando: “Quem me dera possuir em uma das elevações que circundam nossa cidade, uma casinha branca com uma dúzia de irmãs a rezarem o Ofício Divino”!

Para isso trabalhou incansavelmente providenciando todo o necessário para a construção do Mosteiro, e principalmente na conscientização do povo sobre a importância de uma comunidade contemplativa na Diocese. Com essa motivação todos deram de sua colaboração. Seus esforços continuam a dar seus frutos, pois até hoje à apreciação pela vida contemplativa perdura e cresce sempre mais.

O lançamento da pedra fundamental ocorreu a 29 de agosto de 1965, por Dom Aloísio. Tal acontecimento foi precedido por uma novena preparatória.

UM NOVO ALVORECER

Passados três anos, a 16 de setembro de 1968 chegaram às cinco primeiras irmãs fundadoras.

No amanhecer do dia seguinte presidiu a celebração o Cônego Afonso Hamer e colocou o Santíssimo Sacramento, considerando-se fundado o Carmelo.
As primeiras irmãs a chegarem foram: Madre Teresinha do Menino Jesus, Irmã Maria Teresinha do Menino Jesus, Irmã Maria Rosa do Menino Jesus, Irmã Verônica da Sagrada Face e Irmã Teresa de Jesus. Assim elas relatam sua chegada: “Após um dia de viagem, finalmente a desejada cidade de Santo Ângelo apareceu aos nossos olhos ansiosos como um manto de luz, na escuridão da noite. Parecia ter-se enfeitado para nos receber. Ó Santo Ângelo se vós soubésseis quem nesse momento penetra em teu recinto! ... São tuas melhores amigas, que veem só para te fazer o bem. Penetram de noite, em silêncio, como às ocultas, mas não querem roubar-te nada. Não temas! Sua vinda é de paz”. Ao verem a construção, tiveram a impressão de ver a gruta de Belém.
Irmãs fundadoras vindas de Caxias do Sul
 REFORÇO COMUNITÁRIO

Após uns meses de intenso trabalho a casa tinha lugar para receber as outras quatro irmãs destinadas a formarem parte da comunidade, Irmã Maria Zélia do Menino Jesus, Irmã Maria da Imaculada, Irmã Cecília do Menino Jesus e Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus. Sua chegada aconteceu aos 12 de dezembro de 1968.

INAUGURAÇÃO OFICIAL

À tarde do dia 30 de dezembro de 1968, abrimos as portas da clausura para que o povo pudesse entrar, ver e falar com as irmãs. Uma multidão invadiu os pátios internos e a alegria chegou ao auge para todos.

                Ao final da tarde chegou Dom Aloísio e mais de 13 sacerdotes que concelebraram a Eucaristia. Na homilia Dom Aloísio disse ao povo; “Este Carmelo é um Carmelo do Concílio Vaticano II. Este fala do protagonismo dos leigos e este Carmelo tem à frente um leigo ajudado por leigos. Cada tijolo é um testemunho da fé e da caridade deste povo Santo angelense”. Palavras estas que caíram como sementes em terra boa, no coração de Madre Teresinha. Era seu lema: “Este Carmelo tem que caminhar com a Igreja, para que possa produzir os frutos desejados”.

Assim o Carmelo foi crescendo e se consolidando, tanto na construção material como na formação de seus membros. As vocações foram surgindo de tal maneira que possibilitou a fundação de um novo Carmelo em nossa Diocese

Com doze anos de história, já teve condições de enviar oito irmãs como fundadoras à vizinha cidade de Giruá. Isto aconteceu a 16 de julho de 1980. Hoje a comunidade compõe-se de Nove irmãs professas: Ir.Paula do Bom Pastor (madre), Ir Maria da Imaculada, Ir.Maria Madalena do Coração de Jesus, Ir. Ivone da Imaculada, Ir. Celeste da Cruz, Ir. Rejane do Amor Divino, Ir. Elisabete Regina de Jesus, Ir. Veridiana Do Coração de Jesus e Ir. Milagros de Jesus Sacramentado.

Novamente agradecemos ao querido povo santo-angelense que continua até hoje sendo um apoio e incentivo para o caminhar e motivação para a vivência de nosso carisma nestas terras missioneiras.

Nenhum comentário: