English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 26 de julho de 2012

ORANDO COM A PALAVRA


DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO COMUM – ANO B

O PÃO DOS POBRES

A PALAVRA DE DEUS DESTE DIA

“Naqueles dias, veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: ‘Dá ao povo para que coma’. Mas o seu servo respondeu-lhe: ‘Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas? ’ Eliseu disse outra vez: ‘Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’. O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor” (2Rs 4,42-44).

“Eu prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos” (Ef 4,1-6).

“Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?’ Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um’. Um dos discípulos,  André, o irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?’ Jesus disse: ‘Fazei sentar as pessoas’. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos:  ‘Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!’ Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: ‘Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo’. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte” (Jo 6,1-15).

SALMO DO DIA – 144

Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Todos os olhos, 6 Senhor, em vós esperam
e vós lhes dais no tempo certo o alimento:
vós abris a vossa mão prodigamente
e saciais todo ser vivo com fartura.

É justo o Senhor em seus caminhos,
em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
De todo aquele que o invoca lealmente.

ORANDO COM A PALAVRA

Jesus, mesmo as primícias dos frutos da terra que eram exclusivamente para teu Pai, o profeta Eliseu pede que sejam dadas para que o povo coma, ainda que pareça pouco, a partilha realiza o milagre que sacia a todos. Tu, porém, mais que Eliseu realizas o sinal de que é possível um mundo novo onde reina a partilha, onde Tu mesmo és o Pão que sacia a fome do mundo. Ensina-nos a partilhar o pouco que temos, a não acumular. “Ensina os que mandam no mundo por onde recomeçar”. Que aprendamos o valor da organização em sociedade e como comunidade de fé. Só é possível comer o Pão dos Anjos num mundo de paz, onde cada um sabe seu lugar, valor, missão e importância. Assim elegantemente revestidos da graça que nos vem da Eucaristia possamos caminhar de acordo com a vocação que recebemos, com toda humildade e mansidão, suportando-nos uns aos outros com paciência, no amor, aplicando-nos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz, porque há um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Amém.

ORE COM A PALAVRA DE DEUS E DESCUBRA QUE ELA ESTÁ EM SUA VIDA MEDITANDO OS TEXTOS BÍBLICOS QUE A IGREJA HOJE NOS APRESENTA
LEIA OS TEXTOS, MEDITE-OS E RECONHEÇA NA SUA VIDA A PALAVRA DE DEUS

Nenhum comentário: